Ilustração de moeda gigante de Bitcoin observada por investidores e prestes a ser cortada ao meio
Shutterstock

O último evento de halving do Bitcoin acabou de acontecer. Você está pronto para o próximo?

O evento quadrienal muito comentado e incorporado no código do Bitcoin ocorre a cada quatro anos, aproximadamente. O primeiro aconteceu em novembro de 2012, o segundo em julho de 2016, o terceiro em maio de 2020, e o mais recente foi exatamente na sexta-feira (19).

Publicidade

Com o quarto evento já concluído, o próximo já está programado para ocorrer quando outros 210 mil blocos forem minerados, o que se espera que aconteça em algum momento de 2028, embora o mês e a data exatos dependerão da taxa de atividade da rede.

O halving foi projetado como uma característica do Bitcoin para torná-lo deflacionário: como apenas 21 milhões de bitcoins podem ser criados, o halving garante que, com o tempo, se torne mais difícil criar novas criptomoedas.

Os mineradores, ou operações ávidas por energia que processam transações na rede, são recompensados com Bitcoin por cunhar novas moedas digitais. O evento de sexta-feira reduziu as recompensas de 6,25 BTC para 3,125 BTC para cada bloco que eles processam.

Isso significa que os mineradores terão que trabalhar de forma mais eficiente para operar. Também significa que menos BC será adicionado ao mercado daqui para frente. O próximo halving em 2028 reduzirá ainda mais as recompensas para 1,5625 BTC por bloco minerado.

Alguns especialistas da indústria disseram ao Decrypt que acreditam que cada halving aumentará o preço a longo prazo do ativo digital, pois tornará o Bitcoin mais escasso.

Publicidade

E a história mostra que eles podem estar certos: um ano a 18 meses após os três halvings anteriores, o preço do Bitcoin só subiu — e significativamente.

Leia também:Veja como o Bitcoin se comportou nos halvings passados e por que desta vez pode ser diferente

O preço do Bitcoin tem sido bastante volátil recentemente, no entanto. Depois de alcançar uma nova máxima histórica de US$ 73.737 no mês passado, ele caiu abaixo de sua máxima de 2021 de US$ 69.044.

No entanto, especialistas do setor disseram que essa volatilidade e até mesmo quedas de preço em meio ao halving são normais.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
Imagem da matéria: Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Um programa de crescimento com aporte milionário de fundo cripto está sendo votado neste momento pelos usuários do GNO
Cartão de crédito com moeda de bitcoin

Mastercard lança sistema para transações com criptomoedas em parceria com MB e outras corretoras

Sistema simplifica transações de criptomoedas ao permitir que os usuários enviem e recebam fundos usando pseudônimos
Imagem da matéria: Ministério Público contrata empresa para rastrear transações com criptomoedas

Ministério Público contrata empresa para rastrear transações com criptomoedas

Segundo o MPF, contratação é para “sistema de identificação, monitoramento, rastreamento, pesquisa e análise de transações eletrônicas com uso de criptomoedas”