Imagem da matéria: Como a Binance entrou em pé de guerra com o governo da Nigéria
Foto: Shutterstock

Não é de hoje que a Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo, tem problemas com autoridades de diferentes países. Porém, desde o fim de fevereiro, a empresa entrou em uma grave tensão com o governo da Nigéria, que levou, inclusive, à prisão de dois executivos.

A briga começou quando autoridades nigerianas iniciaram uma investigação anticorrupção contra a Binance, que rebateu as acusações. Mas quando dois funcionários da corrretora, Tigran Gambaryan e Nadeem Anjarwalla, chegaram ao país para debaterem as operações da exchange, acabaram presos pelas autoridades.

Publicidade

Desde então, governo e corretora têm trocado acusações e um dos dois executivos, Anjarwalla, conseguiu escapar da prisão e fugir da Nigéria. Mas a crise está longe de acabar.

Gambaryan, que teve seu julgamento marcado para 18 de abril, segue preso, enquanto a Binance argumenta que a detenção não tem mérito. “É ultrajante que ele seja detido em uma prisão como o Centro Correcional de Kuje”, disse um porta-voz da empresa.

Veja abaixo a linha do tempo da crise da Binance na Nigéria até o momento:

22 de fevereiro

As autoridades nigerianas anticorrupção e de segurança lançaram uma ampla investigação sobre a Binance por suspeita de facilitação de manipulação monetária e de transações ilícitas em suas plataformas.

Além disso, o regulador de telecomunicações do país também bloqueou o acesso ao site da exchange.

28 de fevereiro

Autoridades da Nigéria prendem Tigran Gambaryan e Nadeem Anjarwalla. Os executivos viajaram ao país após a decisão de bloqueio de vários sites de corretoras cripto, mas foram detidos pelo gabinete do conselheiro de segurança nacional e seus passaportes foram apreendidos.

Publicidade

5 de março

A Binance suspende seus serviços de criptomoedas na Nigéria e retira a moeda local naira da plataforma, deixando cerca de 13 milhões de usuários no país sem opções de investimento.

13 de março

A Nigéria exige os nomes e o histórico de transações dos 100 principais usuários nigerianos da Binance. Segundo o Financial Times, o escritório do conselheiro de segurança nacional da Nigéria também solicitou que a exchange resolvesse quaisquer obrigações fiscais pendentes.

22 de março

Nadeem Anjarwalla escapa da prisão em Abuja, depois que os guardas o levaram a uma mesquita próxima para as orações do Ramadã. Segundo relatos, ele, que possui dupla cidadania, britânica e queniana, usou seu passaporte queniano para embarcar em um voo em “avião comercial do Oriente Médio”, já que seu passaporte britânico havia sido apreendido.

29 de março

A agência anticorrupção da Nigéria, a Comissão de Crimes Econômicos e Financeiros, acusa Binance, Gambaryan e Anjarwalla de branqueamento de capitais e outras acusações relacionadas.

Publicidade

Ao mesmo tempo, Gambaryan entra com uma moção no Tribunal Superior Federal em Abuja, solicitando uma declaração de que a apreensão de seu passaporte violou a constituição da Nigéria.

3 de abril

A Binance quebra o silêncio sobre o caso e diz ao DL News que Gambaryan “não tem autoridade para tomar decisões” e não deve ser detido pelas autoridades nigerianas.

4 de abril

Gambaryan comparece em tribunal para uma audiência de custódia, mas não pode contestar depois de as autoridades nigerianas terem cometido erros processuais.

5 de abril

Gambaryan é transferido para uma cela subterrânea mantida pela EEFC. De acordo com um funcionário do governo que falou ao site sob anonimato, a transferência foi feita para evitar que ele fugisse.

8 de abril

Gambaryan se declara inocente de cinco acusações de lavagem de dinheiro e é detido em uma prisão de segurança média até sua audiência de fiança, em 19 de abril.

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Tether apoiada sobre outras deitadas

Criadora da stablecoin mais popular do mundo, Tether muda sua sede para El Salvador

CEO da Tether classificou a medida como uma progressão natural da empresa no sentido de fortalecer o foco em mercados emergentes
Robert Kiyosaki autor do livro Pai Rico Pai Pobre posa para foto

Pai Rico: “Só os burros não ficarão ricos com o Bitcoin”

“Antigamente era necessário ser muito inteligente para ficar rico. O Bitcoin torna ficar rico fácil”, disse Robert Kiyosaki em suas redes sociais
bitcoin,

Destilaria listada na Nasdaq vai investir em Bitcoin e aceitá-lo como forma de pagamento

A Heritage Distilling, listada na Nasdaq, anunciou que planeja manter Bitcoin em sua tesouraria, seguindo o exemplo da MicroStrategy e de outras empresas
Imagem da matéria: Bitcoin ultrapassa US$ 99 mil com inflação dos EUA subindo para 2,9% em dezembro

Bitcoin ultrapassa US$ 99 mil com inflação dos EUA subindo para 2,9% em dezembro

Dados da inflação nos EUA colocam os cortes nas taxas de juros de volta à mesa, diz especialista