martelo de juiz com logo da binance no fundo
Shutterstock

Um dos dois executivos da Binance detidos na Nigéria escapou da custódia, segundo relatos da mídia local.

A publicação nigeriana  Premium Times informou que o gerente regional da Binance para a África, Nadeem Anjarwalla, havia fugido da casa de hóspedes em Abuja, onde ele e o chefe de compliance da corretora, Tigran Gambaryan, estavam detidos. Anjarwalla teria escapado depois que os guardas o levaram a uma mesquita próxima para as orações do Ramadã.

Publicidade

Acredita-se que Anjarwalla, que possui dupla cidadania, britânica e queniana, tenha usado seu passaporte queniano para embarcar em um voo em “avião comercial do Oriente Médio”, de acordo com um oficial de imigração citado pelo  Premium Times; seu destino final é desconhecido.

O passaporte britânico de Anjarwalla, que utilizou para entrar na Nigéria, foi entregue às autoridades quando foi detido. Acredita-se que ele tenha usado seu acesso privilegiado aos telefones da “confortável casa de hóspedes” onde foi detido para planejar sua fuga; seu colega executivo da Binance, Gambaryan, permanece em custódia.

A dupla foi inicialmente detida na Nigéria em fevereiro, embora ainda não tivessem sido apresentadas acusações criminais contra eles. Enquanto isso, as autoridades do país investigavam corretoras de criptomoedas.

Nos termos de uma ordem judicial, a agência anticorrupção da Nigéria, a Comissão de Crimes Econômicos e Financeiros, foi autorizada a deter Anjarwalla e Gambaryan durante 14 dias até o início de março. Depois disso, foi realizada audiência para conceder a prorrogação da ordem judicial.

Como parte da investigação, a Nigéria exigiu que a Binance fornecesse informações sobre os 100 principais usuários do país e seu histórico de transações nos últimos seis meses.

Publicidade

Binance é acusada de evasão fiscal

Separadamente, a Receita Federal da Nigéria (FIRS) apresentou acusações de evasão fiscal contra a empresa, bem como contra Anjarwalla e Gambaryan.

De acordo com a publicação local Channels TV, as acusações apresentadas no processo incluem alegações de não pagamento de IVA, Imposto de Renda Empresarial, falta de apresentação de declarações fiscais e falta de registro no FIRS para razões fiscais.

A exchange também é acusada de cumplicidade em ajudar clientes a sonegar impostos.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Agentes da Polícia Federal emoperação contra russos radicados noBrasil

PF faz operação contra mexicano que se associou a pirâmide com criptomoedas no Brasil

Acusado também afirmava ser representante de uma marca italiana de carros, convencendo pessoas a investir em uma criptomoeda que ele mesmo criou
Imagem da matéria: Briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes pode tirar o X do ar no Brasil?

Briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes pode tirar o X do ar no Brasil?

Troca de farpas entre Elon Musk e ministro do STF levanta possibilidade de suspensão do X/Twitter no país
Imagem da matéria: Confira 3 criptomoedas que podem disparar com o halving do Bitcoin

Confira 3 criptomoedas que podem disparar com o halving do Bitcoin

O halving pode atrair a atenção dos investidores para projetos alternativos criados no ecossistema do Bitcoin
Imagem da matéria: Conheça o dispositivo que pode guardar Bitcoin, jogar e ganhar airdrops enquanto você dorme

Conheça o dispositivo que pode guardar Bitcoin, jogar e ganhar airdrops enquanto você dorme

O BitBoy One, semelhante ao Game Boy, é um dispositivo portátil para permite jogar e armazenar Bitcoin