Imagem da matéria: Binance entra como sócia da B Fintech e assume de vez presença no Brasil
Foto: Shutterstock

Uma importante mudança para o mercado de criptomoedas do Brasil ocorreu no último dia 4 de abril. Os registros da Junta Comercial de São Paulo (JUCESP) relatam que a Binance Holdings entrou como sócia na B Fintech e que o CEO da corretora, Changpeng “CZ” Zhao, deixou a empresa como pessoa física.

Esse parece ser mais um passo após os anúncios que CZ fez durante sua viagem ao Brasil em março, de que a empresa irá abrir um escritório no país e implementará uma operação oficial local — o que atualmente cai em uma zona cinzenta.

Publicidade

B Fintech é uma empresa brasileira que tem CZ como sócio fundador. A Justiça brasileira vinha responsabilizando a companhia em ações de clientes da corretora contra a Binance no Brasil.

As empresas eram enfáticas em dizer que não respondiam de forma solidária e que só tinham o mesmo sócio e mais nada em comum. A Justiça discordou desse argumento pelo menos três vezes e condenou a B Fintech a reparar clientes da Binance.

Trecho do contrato social da empresa no Brasil

Até então, a B Fintech era uma sociedade empresária limitada, fundada no dia 24 de junho de 2020, com capital social de R$ 50 mil. Changpeng Zhao é o sócio; o administrador é Luciano Gomes da Silva.

A atividade principal da empresa era “atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários”.

Binance no Brasil (no Rio, mais especificamente)

Em março CZ fez um tour pelo Brasil no qual conversou com Banco Central, o então governador de São Paulo, João Doria, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Durante palestra na Ethereum.Rio, anunciou que a Binance iria entrar de forma oficial no Brasil.

Publicidade

Já no dia 26 de março, CZ anunciou que a Binance vai abrir um escritório no Rio de Janeiro neste ano. O empresário divulgou a informação ao compartilhar no Twitter uma foto tirada durante o seu encontro com o prefeito Eduardo Paes que aconteceu na semana que visitou o Brasil.

Além de receber direto das mãos do prefeito do Rio de Janeiro a chave da cidade, o empresário chinês também aproveitou a ocasião para firmar um acordo que só foi revelado nesta manhã: 

“Há 9 dias, fiz um acordo de aperto de mão com o prefeito Eduardo Paes. O Rio de Janeiro aceitará criptomoedas para pagamentos de impostos e a Binance abrirá um escritório no Rio. Ele já fez sua parte. Estamos trabalhando na nossa”, escreveu CZ.

Posição oficial da Binance

Perguntada sobre o tema, a Binance enviou a seguinte nota para o Portal do Bitcoi na qual afirma que “atua em permanente diálogo com as autoridades regulatórias locais e com total compromisso com o desenvolvimento do setor no Brasil e no mundo, que inclui a regulação do segmento. A empresa destacou ainda que o recente anúncio do processo de aquisição da Sim:paul, corretora brasileira autorizada pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), reforça isso”.

*Texto alterado às 16h16 do dia 11 de abril de 2022 para acrescentar posição da Binance

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Microsoft revela chip quântico alimentado por um "novo estado da matéria"

Microsoft revela chip quântico alimentado por um “novo estado da matéria”

O processador Majorana 1 da Microsoft usa supercondutividade topológica para potencialmente escalar a computação quântica para 1 milhão de qubits
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Brasileiros que escanearam íris com Worldcoin relatam problemas em receber criptomoedas

Reclamação é de que ao desinstalar e instalar aplicativo para tentar retomar acesso, usuários não conseguem ganhar os tokens prometidos
moeda de bitcoin com grafico verde de alta

Bitcoin está se posicionando para nova alta em 2025, aponta Bernstein

Firma de análises aponta que força-tarefa na Casa Branca e fundo soberano têm potencial para alavancar Bitcoin mais uma vez
Agentes da Polícia Nacional da Espanha prendendo sequestradores

Polícia prende sequestradores de corretor de criptomoedas na Espanha; veja vídeo

A vítima enganou os sequestradores ao falar em hindi ao telefone, fingindo colaborar com a transferência de cripto, enquanto, na verdade, pedia socorro