Imagem da matéria: Tour do CEO da Binance no Brasil inclui entrevistas com Folha, Globo e Bloomberg
Governador de São Paulo, João Doria, com o CEO da Binance, CZ (Foto: Divulgação)

O CEO da Binance, Changpengz “CZ” Zhao, passou a última semana com uma intensa agenda no Brasil. Foi a consolidação de um claro movimento de querer aumentar a presença da empresa no Brasil, um mercado cobiçado por todos os players do ecossistema criptomoedas.

A vinda física do empresário veio logo depois de a companhia dar um passo mais concreto para se instalar aqui: no dia 14 de março a Binance assinou um Memorando de Entendimentos manifestando o interesse na aquisição da Sim;paul Investimentos, corretora brasileira autorizada pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Publicidade

CZ fez o tour clássico: encontro com políticos, empresários e grandes veículos de imprensa. Encontrou-se com o governador de São Paulo, João Doria, com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e com o diretor de Regulação do Banco Central (BC), Otavio Ribeiro Damaso.

Segundo a revista Veja apurou, o empresário se recusou a se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes. “Não viu motivos para isso”, disse a fonte para a revista. A Binance informou que a empresa e o CEO estão abertos a conversar com todas as autoridades e possíveis parceiros locais interessados. 

A imprensa noticiou um encontro curioso com Luiza Trajano, CEO da Magazine Luiza. Segundo o Portal do Bitcoin apurou, esse encontro não ocorreu. CZ se reuniu com outro executivo da empresa.

Em relação à imprensa, deu entrevistas para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo e para o portal Bloomberg Línea. Não fugiu de assuntos polêmicos, mas foi evasivo sobre as muitas denúncias e evidências de um compliance e Know Your Customer (KYC) pouco eficientes.

Publicidade

Conforme as investigações do Ministério Público, Glaidson Acácio dos Santos, o “Faraó do Bitcoin” e criador da GAS Consultoria, foi expulso da corretora brasileira Foxbit, mas permaneceu usando a Binance para tocar um esquema criminoso de bilhões de reias..

Entrevistas para a imprensa

A Folha de S. Paulo perguntou porque a Binance demorou tanto para identificar a fraude do “Faraó do Bitcoin”. CZ disse que “se as autoridades disserem que algum agente pratica algumas dessas atividades, não negociamos mais”.

Sobre se acredita em uma regulação mais dura, foi vago e deu algum jeito de incluir na respostas que o clube Paris-Saint Germain só pôde comprar Lionel Messi pelo fan token de cripto. “Penso que a regulação deve encorajar esse tipo de coisa e bloquear os maus jogadores”.

Para a Bloomberg Línea, disse que “não somos piores que os bancos. Nosso compliance é muito forte; é pelo menos no mesmo grau dos bancos, se não for maior”.

Publicidade

CZ disse ao portal que a Binance deve ir às compras no Brasil: “Observamos empresas de serviços financeiros tradicionais: bancos, serviços- e-wallets. Nós vemos como uma ponte entre cripto e o que chamamos de mundo financeiro tradicional”.

Para O Globo, o empresário disse que o Brasil é um dos dez maiores mercados da Binance e a empresa vai ter um grande escritório aqui. “Quero deixar bem claro nossa intenção para o Brasil. Assinamos um memorando para adquirir a Sim;Paul, que tem uma licença de instituição financeira muito sólida e estamos aguardando a aprovação do BC. Queremos agir em plena conformidade com a regulação, para fazer o mercado crescer de forma saudável”.

Acompanhando CZ no Rio

O único momento em que CZ saiu dos bastidores foi na quarta-feira (16) durante participação na Ethereum.Rio, evento que correu no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 16 de março e foi organizado pela Ethereum Foundation. Em uma participação rápida no palco principal do evento, deu a notícia mais importante do tour: a promessa de que a Binance viria oficialmente para o Brasil.

O CEO da Binance foi recebido como um rockstar, o público gritando, aplaudindo, uivando: um êxtase completo por verem algum rosto que materialize o sucesso das criptomoedas. Cada palavra era ouvida com ansiedade e atenção e seu nome foi cantado como o de um clube de futebol pela torcida que está no estádio tentando empurrar a equipe.

Após a rápida fala e a notícia importante, CZ disse que iria estar do lado de fora do auditório e tiraria selfies com todo mundo, que não haveria necessidade de pressa ou confusão. Claro que no mesmo momento que ele saiu da bolha o público o engolfou. Mas como prometido ele tirou centenas de selfies e saiu — acompanhando tudo estava sua entourage de homem orientais usando máscara (algo que chamava a atenção em um Rio de Janeiro já sem restrições para uso de máscaras).

Publicidade
CZ é tratado como rockstar na Ethereum.Rio (Foto: Fernando Martines/Portal do Bitcoin)

*Matéria atualizada às 20h23 do dia 19 de março de 2022 para adicionar a informação de que a Binance o CEO estão abertos a conversar com todas as autoridades e possíveis parceiros locais interessados. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

A big tech revelou o Copilot+ PC “projetado para IA” que recorda tudo o que é exibido na tela do seu computador
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

Memecoin da rede Solana com tema GameStop sobe 1.900% e desperta febre do GME

A memecoin GME decolou na segunda-feira (13), entregando retornos consideráveis, superando os das ações da GameStop
Imagem da matéria: 5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

Quando o token NOT será lançado? Qual o futuro para a Notcoin? É melhor fazer stake dos tokens? Preparamos um resumo para você
Moeda de Ethereum na frente de gráfico

Ethereum pode surpreender positivamente nos próximos meses, diz Coinbase

Subindo menos que outras criptomoedas em 2024, o Ethereum pode se recuperar e superar seus pares nos próximos meses, avalia a Coinbase