Imagem da matéria: Binance cria CNPJ no Brasil e pode começar a reportar clientes à Receita Federal
Foto: Shutterstock

A corretora de criptomoedas Binance, que nesta semana começou a aceitar Reais, já possui um CNPJ no Brasil. A formalização da empresa indica que ela deve começar a fazer os reportes obrigatórios à Receita Federal de acordo com as regras da IN 1888.

Nos documentos da versão brasileira da empresa, ela é chamada de B FINTECH SERVICOS DE TECNOLOGIA LTDA — o nome fantasia não está disponível. Ela foi criada no final de junho deste ano e o endereço está registrado em um prédio comercial na avenida Berrini, na capital paulista.

Publicidade

O CEO da corretora, Changpeng Zhao, consta no documento da Receita como “Sócio Pessoa Física Residente no Exterior”. O representante legal é Maurício Machado.

O dado foi obtido com ajuda da contadora especializada em criptomoedas Ana Paula Rabello, que detalhou as consequências da mudança da Binance no mercado brasileiro em artigo em seu blog e em seu canal no Youtube.

CNPJ e Sócios da BInance no Brasil (Fonte: Receita Federal)

Em seu artigo, Rabello discute as consequências do que pode acontecer e acrescentar novas informações. Segundo a contadora, Gustavo Rezende, o diretor de operação da Capitual, empresa que possibilitou o processamento dos pagamentos em reais, afirmou que Binance está adaptando o setor de TI de modo a atender KYC no Brasil. Portanto, disse Rezende, todos os clientes serão reportados sobre todas as operações — não somente os que operarem o par brl/btc.

Ainda não há um posicionamento oficial da empresa. Procurada pelo Portal do Bitcoin, a Binance respondeu sobre dois pontos específicos em uma nota:

Publicidade

“1) CEO da Capitual não pode falar em nome da Binance, então não confirmamos que haverá o reporte “começando neste mês”. 2) Não afirmamos que há um escritório que representa a Binance no Brasil pra cuidar disso”.

Rezende confirmou à reportagem que reporte será feito:

“Há um escritório aqui no Brasil representando eles. A equipe legal da Binance já está cuidando disso, inclusive foi uma exigência nossa que o reporte acontece, e foi acertado antes da operação começar”, afirmou.

Veja abaixo o vídeo em que Rabello detalha as consequências das mudanças:

VOCÊ PODE GOSTAR
Sede da Braiscompany em Campina Grande, Paraíba

TRF anula contrato e Braiscompany é condenada a pagar R$ 50 mil a cliente

O contrato de serviço de cessão temporária de criptoativos foi anulado pela 17ª Vara Cível de Brasília
logo do bitcoin em cima de livro

Goiânia recebe lançamento do livro “101 Perguntas Sobre Bitcoin”

A obra da Editora Portal do Bitcoin escrita pelo engenheiro Breno Brito serve como um guia para compreensão da criptomoeda mais popular do mundo; veja como participar
Banco Central se reunirá hoje com Facebook para debater proibição do WhatsApp Pay

“Inserimos com o Drex o conceito de tokenização nos sistemas dos bancos”, diz Campos Neto

O presidente do BC participa do Emerging Tech Summit, evento do Valor Capital Group em São Paulo
Policial algemando suspeito durante a noite

Médico perde R$ 500 mil em criptomoedas após encontro por aplicativo e sequestro; suspeitos são presos

Os sequestradores que aplicaram o famoso ‘golpe do amor’ foram presos rapidamente pela PM de SP; Polícia Civil investiga o paradeiro dos ativos