Celular com logo da Binance e gráfico no fundo
Shutterstock

A Justiça brasileira decidiu em pelo menos três casos diferentes que a B Fintech responde pela Binance em ações de consumidores brasileiros que sentiram lesados pela maior corretora de criptomoedas do mundo.

A Binance não tem uma presença oficial no país. Porém, a B Fintech é uma empresa que tem como sócio-fundador o bilionário sino-canadense Changpeng “CZ” Zhao, criador da corretora e porta-voz ativo da empresa nas redes sociais e imprensa.

Publicidade

Contudo, o que vem ocorrendo é que muitos os clientes brasileiros que tenham alguma queixa contra a corretora acabam incluindo a B Fintech como parte, já que a Binance afirma não ter representação legal no país. A empresa diz que tem apenas o mesmo sócio da Binance, e que não são de um mesmo grupo e não podem responder pelas ações uma da outra.

Em uma petição enviada ao Tribunal de Justiça de São Paulo em dezembro do ano passado o advogado Thiago Donato dos Santos, que defende a B Fintech, afirmou: “É válido esclarecer que a agravante [B Fintech] não pode ser confundida com a empresa Binance. Isto porque são empresas distintas que realizam atividades igualmente diferentes”, afirma.

A interpretação da Justiça, contudo, tem sido diferente em alguns casos. A primeira decisão nesse sentido foi em maio do ano passado, pelo juiz Luis Carlos Maeyama Martins, da comarca de São Pedro (SP).

“Também se verifica a identidade do sócio da corretora internacional com a requerida B. FINTECH – o fundador e CEO Changpeng Zhao da corretora internacional BINANCE integra a empresa requerida B. FINTECH como único cotista representando a totalidade do capital social, denotando clara simbiose entre as referidas empresas”, diz Martins no Processo 1000107-89.2021.8.26.0584 (TJ-SP).

Publicidade

Depois, em junho de 2021, a juíza Juliana Franca Vassetto Diniz Junqueira, da comarca de Itatiba (SP), foi ainda mais enfática: “Evidente que integram o mesmo grupo econômico voltado à corretagem e custódia de criptomoedas, pelo que respondem solidariamente B. FINTECH SERVIÇOS DE TECNOLOGIA LTDA e BINANCE por eventuais danos causados ao consumidor. De fato, a requerida está mesmo representando nacionalmente a corretora internacional” (Processo 1001481-79.2021.8.26.0281 TJ-SP).

Em janeiro deste ano, a juíza Cláudia Carneiro Calbucci Renaux, da 7ª Vara Cível de São Paulo, também ressaltou que as empresas respondem de forma solidária no Brasil.

“A ré [B Fintech] tem legitimidade para figurar no polo passivo da demanda. A petição inicial narra de maneira adequada e lógica a relação jurídica mantida entre o autor e a empresa Binance (fato reconhecido pela ré). E, embora a B. FINTECH SERVIÇOS DE TECNOLOGIA LTDA, não tenha atuado efetivamente como corretora contratada pelo autor, a princípio, verifica-se estreita relação desta com a corretora BINANCE, pessoa jurídica que viabilizou ao autor o investimento em criptomoeda”, diz a magistrada (Processo 1066878-49.2021.8.26.0002).

O Portal do Bitcoin utilizou a ferramenta Juit Rimor para encontrar as decisões judiciais que foram relatadas nesta reportagem.

Não foi possível encontrar nenhum contato da B Fintech para responder à reportagem.

Detalhes da B Fintech

A B Fintech é uma sociedade empresária limitada, fundada no dia 24 de junho de 2020, com capital social de R$ 50 mil. Changpeng Zhao é o sócio; o administrador é Luciano Gomes da Silva.

Publicidade

A atividade principal da empresa é “atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários”.

Debate jurídico

O argumento da B Fintech é que a lei brasileira é clara em dizer que empresas com mesmo sócio não respondem de forma solidária.

O advogado Carlos Portugal Gouvêa, sócio do PGLaw e que atua há 20 anos em casos empresariais e de empresas dos setor de tecnologia, ressalta que o atual Código Processo Civil determina que a autoridade judiciária brasileira tem autoridade para julgar ações nas quais tiver uma pessoa jurídica estrangeira que tenha no Brasil agência filial ou sucursal.

“Ter o mesmo sócio é o que chamamos de ter o controle comum. Você não precisa ter necessariamente uma holding que conecte as duas. Do ponto de vista societário,o que se identifica como controle é a existência de um controle comum. De você ter essa coordenação das atividades. É um grupo societário de fato, mas não registrado. É uma definição mais aberta no Direito do Trabalho e mais fechada no Direito Civil, mas no caso creio que se aplica”, diz Gouvêa, que leu as petições no caso B Fintech.

O que diz a Binance

Questionada pela reportagem, a empresa enviou a nota abaixo:

A Binance é a principal provedora mundial de infraestrutura para o ecossistema de blockchain e criptomoedas. Possui equipes em vários países trabalhando em sincronia, comprometidas com o desenvolvimento do ecossistema cripto no mundo, inclusive no Brasil. Somos dedicados integralmente na melhoria constante da experiência do usuário no universo cripto.

Entre os colaboradores focados em território brasileiro, a Binance possui advogados que monitoram e trabalham nos casos que envolvem o nome da exchange, de forma que nenhuma ordem judicial foi desobedecida e nenhum usuário que buscou seus direitos no Judiciário se viu desamparado. Além de advogados, também possui equipes de atendimento ao cliente em português, marketing, comunicação e assuntos governamentais dão suporte às operações da exchange e aos clientes brasileiros.

Publicidade

A Binance continua trabalhando com governos e reguladores de todo o mundo para aumentar a conscientização e a compreensão da tecnologia cripto e blockchain. A empresa está focada em atender a todas as necessidades e requisitos das autoridades e também dos usuários.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo

Democratas podem recuperar votos cripto com saída de Biden, segundo especialistas

Novo candidato democrata, ainda a ser definido, está sendo incentivado a reconhecer as criptomoedas como uma tecnologia de força
bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin recua 2,2% apesar da queda da inflação nos EUA

Embora os dados macroeconômicos atuais sejam positivos, o Bitcoin ainda busca estabilidade em meio às preocupações pontuais dos investidores
Sigla ETF ao lado de moeda dourada de Ethereum

Veja todos os ETFs de Ethereum que devem estrear nesta terça

Grandes firmas de investimento receberam o sinal verde da SEC para listar ETFs de Ethereum à vista nos EUA. Aqui está a lista atualizada
Close na mão de candidato preenche gabarito com lápis preto

Novo concurso do BNDES pede conhecimento em criptomoedas e blockchain; Salário é de R$ 20,9 mil

São 900 vagas para vários cargos, incluindo cadastro de reserva e cotas para candidatos negros e pessoas com deficiência