Imagem da matéria: Youtuber Cauê Moura diz que NFT é fruto do capitalismo para tirar "dinheiro de otário"
Youtuber Cauê Moura falando sobre os tokens não fungíveis (NFTs) Imagem: Reprodução

O youtuber Cauê Moura, famoso por não ter papas na língua, explicou sua visão sobre as NFTs em um vídeo na semana passada. Para ele, a nova modalidade de investimento é fruto do capitalismo que cria “coisas inúteis que tiram dinheiro de otário”.

Aos seus 5 milhões de seguidores — e à sua maneira, Moura disse que queria ver “os ancaps (termo reduzido de anarcocapitalistas) se cortando, rasgando o c* na parede de chapisco” pela definição que ele daria ao tipo de ativo.

Publicidade

Em seguida, definiu NFTs como “escassez de criação digital artificial para que o otário se sinta exclusivo sendo o dono de um jpeg”.

Antes, porém, Moura disse que o capitalismo trabalha com a escassez: “O Elon Musk poder ter tudo e muita gente não ter nada. Para o Jeff Bezos ir para o espaço tem que ter gente passando fome”, disse o youtuber.

Para Moura, o capitalismo trabalha com a manutenção da desigualdade e má distribuição de recursos.

“É o papo de escassez; o capitalismo prospera na escassez”, ressaltou ele, acrescentando que no ambiente digital isso nunca aconteceu e que jpeg é um jpeg e que qualquer pessoa pode ter uma imagem em seu celular.

Ele deu um exemplo simulando uma conversa.

“— Ah, gostei dessa foto…

— Eu também tenho!”

“Aí o capitalismo diz assim ó, vamos resolver isso aí. Vamos criar uma escassez digital também. Vamos trazer o capitalismo para um meio onde não fazia sentido; vamos ‘fazer fazer sentido’. Vamos pegar a arte digital reproduzível em qualquer dispositivo e vamos fingir que só quem tem dinheiro pode ter ela. É basicamente isso”.

Publicidade

O que são os NFTs

NFTs são tokens criptograficamente únicos que podem ser usados para comprovar propriedade de conteúdos, como imagens ou músicas. Em jogos blockchain, NFTs permitem que usuários possuam itens dos jogos, como roupas ou terrenos virtuais.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

A plataforma peer-to-peer focada na moeda de privacidade Monero (XMR) citou “uma combinação de fatores internos e externos” para sua decisão de fechar as portas
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin voltam a captar mais US$ 100 mi por dia nos EUA; Ex-diretor da FTX pede 18 meses de prisão

Mercado também começa a se preparar para veredito final da SEC sobre os ETFs de Ethereum à vista
Marcos Pasquim promove Mineradora Manah

Manah: Mineradora de ouro promovida por galãs da Globo é acusada de dar calote em investidores

Promovida por Márcio Garcia e Marcos Pasquim, a Mineradora Manah prometia pagar 3% ao mês aos investidores, mas agora está sendo acusada de calote no Reclame Aqui e nas redes sociais
Imagem da matéria: Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao "Faraó do Bitcoin"

Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao “Faraó do Bitcoin”

Réu é acusado de ser responsável pela segurança do criador da GAS Consultoria e vender armas para a organização criminosa