Imagem da matéria: Ronaldinho passa de investigado a testemunha na CPI das Pirâmides Financeiras
Ronaldinho Gaúcho (Foto: DR)

O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL/SP) entrou na quarta-feira (5) com um pedido para retirar de tramitação o requerimento anterior que havia feito na CPI das Pirâmides Financeiras, no qual pedia a convocação de Ronaldinho Gaúcho na condição de investigado. 

Porém, o ex-jogador de futebol ainda tem um pedido para ser convocado para a comissão, mas agora na condição de testemunha. Esse outro reqerimento é de autoria do deputado Ricardo Silva (PSD/SP), relator da CPI, e deve ser votado em sessão na próxima semana. 

Publicidade

A justificativa para a presença do pentacampeão diante dos deputados é sua participação na empresa “18K Ronaldinho”, suspeita de ser uma pirâmide financeira.Reportagem do Portal do Bitcoin detalhou como a companhia prometia retornos de até 400% em menos de um ano com investimentos em criptomoedas. 

Em outubro de 2019, Ronaldinho prestou depoimento ao Ministério Público de São Paulo (MPE-SP), na cidade de Barueri, como testemunha no caso. Os promotores receberam uma denúncia de prática de pirâmide e a empresa passou a ser investigada por oferecer rendimentos de até 2% ao dia.

De acordo com reportagem da revista Época, Sérgio Queiroz, advogado de Ronaldinho, disse que o ex-jogador havia sido convidado para se manifestar no inquérito e prestou informações que lhe foram solicitadas na condição de testemunha.

“O problema é o eventual crime praticado pela empresa. O Ronaldo não tem nada a ver com essa suposta prática de pirâmide financeira”, afirmou.

Publicidade

Acordo nos bastidores

Segundo uma fonte com trânsito nos bastidores da CPI, a retirada do pedido do deputado Paulo Bilynskyj foi uma resultado de um acordo entre integrantes da comissão, como uma maneira de baixar a temperatura. Ronaldinho seguiria obrigado comparecer, mas em uma situação menos acirrada, caso os deputados aprovem o requerimento do relator Ricardo Silva.

Vale ressaltar que, até o momento, todos os pedidos apresentados no Plenário da CPI foram aprovados, o que indica que o “bruxo” deve ter que ir para Brasília em algum momento.

Além do astro do futebol, os deputados também devem aprovar a convocação de Roberto de Assis Moreira, irmão e empresário do ex-jogador.

Outros nomes ligados a “18K Ronaldinho” também estão nos requerimentos: Bruno Rodrigues e Marcelo Lara.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Trump vai sediar dois jantares cripto este mês; críticos veem conflito de interesses

Trump vai sediar dois jantares cripto este mês; críticos veem conflito de interesses

O presidente Trump organizará um gala para os maiores detentores de sua memecoin ainda este mês, enquanto legisladores apontam possíveis conflitos de interesse
logo da blackrock e bitcoin fundem

ETF de Bitcoin ultrapassa maior ETF de ouro do mundo em captação no ano

ETF da BlackRock, IBIT, superou pela primeira vez o ETF de ouro da SPDR Gold Trust (GLD) em entradas acumuladas no ano
Imagem da matéria: Arizona aprova criação de reserva de criptomoedas “não reclamadas”

Arizona aprova criação de reserva de criptomoedas “não reclamadas”

A nova lei também autoriza o estado norte-americano a manter o valor original dos ativos digitais em vez de liquidá-los
eric trump fala em evento bitcoin

“Se os bancos não acordarem, desaparecerão em 10 anos”, diz Eric Trump sobre blockchain e cripto

Eric disse que o sistema financeiro tradicional está ultrapassado e que a blockchain é o futuro inevitável do setor