Imagem da matéria: Ronaldinho passa de investigado a testemunha na CPI das Pirâmides Financeiras
Ronaldinho Gaúcho (Foto: DR)

O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL/SP) entrou na quarta-feira (5) com um pedido para retirar de tramitação o requerimento anterior que havia feito na CPI das Pirâmides Financeiras, no qual pedia a convocação de Ronaldinho Gaúcho na condição de investigado. 

Porém, o ex-jogador de futebol ainda tem um pedido para ser convocado para a comissão, mas agora na condição de testemunha. Esse outro reqerimento é de autoria do deputado Ricardo Silva (PSD/SP), relator da CPI, e deve ser votado em sessão na próxima semana. 

Publicidade

A justificativa para a presença do pentacampeão diante dos deputados é sua participação na empresa “18K Ronaldinho”, suspeita de ser uma pirâmide financeira.Reportagem do Portal do Bitcoin detalhou como a companhia prometia retornos de até 400% em menos de um ano com investimentos em criptomoedas. 

Em outubro de 2019, Ronaldinho prestou depoimento ao Ministério Público de São Paulo (MPE-SP), na cidade de Barueri, como testemunha no caso. Os promotores receberam uma denúncia de prática de pirâmide e a empresa passou a ser investigada por oferecer rendimentos de até 2% ao dia.

De acordo com reportagem da revista Época, Sérgio Queiroz, advogado de Ronaldinho, disse que o ex-jogador havia sido convidado para se manifestar no inquérito e prestou informações que lhe foram solicitadas na condição de testemunha.

“O problema é o eventual crime praticado pela empresa. O Ronaldo não tem nada a ver com essa suposta prática de pirâmide financeira”, afirmou.

Publicidade

Acordo nos bastidores

Segundo uma fonte com trânsito nos bastidores da CPI, a retirada do pedido do deputado Paulo Bilynskyj foi uma resultado de um acordo entre integrantes da comissão, como uma maneira de baixar a temperatura. Ronaldinho seguiria obrigado comparecer, mas em uma situação menos acirrada, caso os deputados aprovem o requerimento do relator Ricardo Silva.

Vale ressaltar que, até o momento, todos os pedidos apresentados no Plenário da CPI foram aprovados, o que indica que o “bruxo” deve ter que ir para Brasília em algum momento.

Além do astro do futebol, os deputados também devem aprovar a convocação de Roberto de Assis Moreira, irmão e empresário do ex-jogador.

Outros nomes ligados a “18K Ronaldinho” também estão nos requerimentos: Bruno Rodrigues e Marcelo Lara.

VOCÊ PODE GOSTAR
Martelo de justiça próximo a duas mãos presas por algemas

Polícia prende suposto mentor por trás dos sequestros envolvendo criptomoedas na França

Um cidadão franco-marroquino de 24 anos foi preso por seu suposto papel na coordenação de um esquema de sequestro que tinha como alvo os ricos em criptomoedas na França
Imagem da matéria: Paris Saint-Germain revela investimento em Bitcoin

Paris Saint-Germain revela investimento em Bitcoin

Paris Saint-Germain se torna o primeiro grande clube esportivo a manter Bitcoin, reforçando seu compromisso de longo prazo com o setor
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)

Projeto de lei que quer criar reserva de Bitcoin no Brasil avança na Câmara

Em seu parecer favorável, o relator Luiz Gastão (PSD-CE) ressaltou que “o Bitcoin pode representar uma oportunidade estratégica para os ativos da União”
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Reguladores dos EUA vão encerrar processo contra Binance e CZ

A SEC está desistindo de mais um caso envolvendo o setor cripto, beneficiando a Binance desta vez