A meta de “programas de pontos” tomou conta do universo cripto nos últimos tempos, e os marketplaces de NFTs em Ethereum, Solana e Bitcoin estão aderindo ao movimento (e, em alguns casos, o impulsionando) em uma tentativa de conquistar os corações, as mentes e as carteiras dos traders ao redor do mundo.
A pergunta é: esses pontos vão se traduzir em airdrops de tokens? O mercado de NFTs voltará à sua antiga glória? E, em caso afirmativo, qual empresa está na melhor posição para vencer a guerra dos marketplaces de NFTs? Veja como as coisas estão se configurando até agora:
O Magic Eden é o mais recente marketplace NFT a tentar atrair usuários por meio de modelos de fidelidade semelhantes a pontos que podem ser recompensados com um airdrop de token ou outras recompensas. O marketplace lançou recentemente seu sistema de recompensas Diamonds, que inclui um airdrop retroativo de recompensas para traders Solana desde 2021.
O marketplace Ethereum, Blur, foi pioneiro no modelo de pontos e, no ano passado, a plataforma em ascensão destronou o líder de longa data, OpenSea, ao distribuir centenas de milhões de dólares em tokens BLUR para seus usuários mais fiéis. Até o final do ano, o Blur havia distribuído tokens BLUR no valor de US$ 818 milhões depois que os usuários acumularam pontos.
O Tensor, o principal marketplace de NFT da Solana, empregou um modelo de fidelidade semelhante baseado em pontos e ultrapassou o líder Magic Eden no ano passado, mas o Tensor ainda não lançou seu token. Para ser claro, ele ainda não anunciou oficialmente um airdrop de token vinculado aos pontos, embora tenha provocado esse pressentimento no passado.
O lançamento do sistema Diamonds pelo Magic Eden — começando em Solana, mas expandindo para Bitcoin, Polygon e Ethereum em breve — sinalizou uma aparente tentativa de alcançar o Tensor. Da mesma forma, ainda não sabemos para que os “Diamantes” do Magic Eden, semelhantes a pontos, serão realmente usados, embora também haja um airdrop de tokens NFT separado em paralelo com o sistema de recompensas.
A mudança de recompensas do Magic Eden está valendo a pena em termos de aumento de sua participação no mercado? Até o momento, não.
O Magic Eden viu brevemente um aumento na Solana que sugeria que estava ganhando terreno do Tensor. Em 5 de fevereiro, o Decrypt constatou que os dados de mercado da plataforma de análise Tiexo indicavam que o Magic Eden estava reivindicando uma participação de 41% no volume de NFTs da Solana no período de 24 horas anterior, em comparação com 53% do Tensor. Isso foi muito mais próximo do que havia sido nas últimas semanas.
No entanto, no momento em que este artigo foi escrito, o Tensor comandava cerca de 73% da participação de mercado de NFTs em Solana nas últimas 24 horas, de acordo com a Tiexo, em comparação com apenas 22% do Magic Eden. Ao diminuir um pouco o zoom, não há uma mudança significativa nas últimas semanas. Nos últimos sete dias, o Tensor tem mais de 75% de participação, em comparação com 19% do Magic Eden; no último mês, o Tensor tem mais de 73%, com o Magic Eden com menos de 22%.
Leia Também
No entanto, a expansão dos dados para incluir plataformas em várias cadeias NFT importantes — incluindo Solana, Ethereum, Bitcoin, Polygon e BNB Chain — revela alguns outros detalhes interessantes sobre como os modelos de recompensas estão reformulando ainda mais as guerras entre marketplaces.
Analisando o cenário mais amplo, o Blur domina o mercado por uma ampla margem, comandando cerca de 42% da participação de mercado na semana passada. Isso ocorre inteiramente na rede principal do Ethereum, que ainda é a principal blockchain para NFTs, e o token existente do Blur e o histórico de airdrops consideráveis para os usuários parecem estar impulsionando seu domínio contínuo.
O Tensor está em segundo lugar geral, com cerca de 14,5% de participação de mercado entre as redes rastreadas, todas em Solana, seguida pelo Magic Eden, com 14%, sendo a maior parte desse volume proveniente das vendas de Bitcoin Ordinals.
O OpenSea, que não tem um sistema de pontos e há muito tempo resiste aos apelos para lançar seu próprio token, está em quarto lugar com cerca de 12,4% de participação, principalmente no Ethereum e na rede de escalonamento Polygon. Na retaguarda está o OKX para Bitcoin Ordinals, que são semelhantes aos NFTs, com cerca de 7,7% de participação de mercado.
Os dados de 24 horas da Tiexo mostram alguns desvios devido ao tamanho menor da amostra, com o Blur detendo uma participação ainda maior, de 52,5%, e o Magic Eden em segundo lugar, com pouco menos de 12% — mas a maior parte desse volume está em Bitcoin, provavelmente devido à venda de terça-feira (13) para o projeto de jogos Bits. O OpenSea, o Tensor e o OKX vêm logo atrás, nessa ordem.
O Magic Eden está preparando um impulso significativo no Ethereum com o lançamento de um novo marketplace para essa rede, criado em parceria com a Yuga Labs, criadora do Bored Ape Yacht Club. Previsto para estrear em 27 de fevereiro, o marketplace também estabeleceu alianças com as equipes por trás dos principais projetos Ethereum, como Pudgy Penguins e Azuki.
Será que o lançamento do novo marketplace de Ethereum do Magic Eden, com as recompensas de Diamantes associadas, ajudará a mudar a maré e proporcionará um impulso sustentável na luta contra os rivais? Veremos no final deste mês, pois essa é a próxima grande mudança no horizonte, embora o mundo NFT seja sempre cheio de surpresas.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto