Imagem da matéria: Homem é preso por torturar investidor por 3 semanas para obter carteira de Bitcoin
Foto: Shutterstock

Um investidor de criptomoedas foi preso e acusado de sequestrar e torturar outro homem em uma tentativa violenta de obter acesso à sua carteira de Bitcoin, conforme noticiou a Associated Press.

John Woeltz, de 37 anos, foi detido na noite de sexta-feira (23) após sua suposta vítima escapar de uma luxuosa casa em Manhattan, onde havia sido mantida em cativeiro por semanas. De acordo com os promotores, o homem foi amarrado, espancado, drogado e eletrocutado como parte de uma tentativa prolongada de forçá-lo a entregar sua senha.

Publicidade

A vítima, um cidadão italiano de 28 anos, chegou a Nova York no início de maio e foi sequestrada no dia 6. Ele conseguiu escapar na sexta-feira após fingir que buscaria sua senha em outro cômodo.

Woeltz foi formalmente acusado no sábado por sequestro, agressão, cárcere privado e posse ilegal de armas, sendo determinado que permanecesse preso sem direito a fiança.

Segundo os promotores, Woeltz não agiu sozinho — ele teria contado com a ajuda de um “co-conspirador do sexo masculino ainda não identificado”. Uma busca no imóvel revelou a presença de cocaína, um serrote, arame de galinheiro, óculos de visão noturna e fotos Polaroid da vítima com uma arma apontada para a cabeça.

Aumentam as ameaças contra participantes do setor cripto

À medida que os ativos digitais ganham valor e visibilidade, criminosos têm recorrido cada vez mais à violência para contornar sistemas de criptografia e acessar carteiras digitais por meio da força bruta.

Publicidade

Leia também: 7 maneiras de se proteger de ataques violentos de ladrões de criptomoedas

O caso evidencia uma tendência preocupante dos chamados wrench attacks — agressões físicas cujo objetivo é extrair credenciais de criptomoedas à força das vítimas.

Especialistas em segurança têm notado um aumento desses incidentes em 2025. Jameson Lopp, diretor de tecnologia da empresa de segurança Casa, rastreou pelo menos 26 ataques físicos relacionados ao setor cripto somente neste ano, variando de sequestros a invasões domiciliares.

Entre os casos, a filha de um executivo francês de criptoativos foi alvo de uma tentativa de sequestro junto com seu filho na semana passada.

Além disso, no início deste mês, um turista americano foi drogado por um falso motorista de Uber, que esvaziou suas carteiras digitais, roubando US$ 123 mil em criptoativos.

Publicidade

Em janeiro, David Balland, cofundador da Ledger, teve um dedo decepado durante uma tentativa de extorsão. Diversos outros ataques na França também envolveram vítimas que perderam dedos.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!
VOCÊ PODE GOSTAR
Barra de ouro envolto a várias moedas douradas de bitcoin

Por que o Bitcoin cai e o ouro sobe em meio ao conflito entre Israel e Irã?

O comportamento do Bitcoin como ativo de risco contrasta com a valorização do ouro como porto seguro, dividindo as reações do mercado
Imagem da matéria: Dev do Tornado Cash faz alerta antes de julgamento: "Se eu perder, DeFi morre comigo"

Dev do Tornado Cash faz alerta antes de julgamento: “Se eu perder, DeFi morre comigo”

O desenvolvedor de software vai a julgamento no próximo mês por operar o popular mixer de criptomoedas
Imagem da matéria: Consórcio BRL1 anuncia Thomaz Teixeira como novo CEO 

Consórcio BRL1 anuncia Thomaz Teixeira como novo CEO 

Chegada do executivo acontece em momento que as stablecoins ganham cada vez mais protagonismo no cenário global
Imagem da matéria: ETFs de Ethereum completam 15 dias de alta; entenda por quê

ETFs de Ethereum completam 15 dias de alta; entenda por quê

Números sugerem que alguns investidores mudaram o foco de um Bitcoin especulativo para a infraestrutura do ETH