Imagem da matéria: MP cria normas para contratar corretoras para gerir criptomoedas apreendidas
Foto: Shutterstock

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) publicou na terça-feira (3) uma norma que define as regras básicas para a contratação de corretoras de criptomoedas para a gestão dos ativos apreendidos em operações da entidade.

A Resolução 2.078/2025 define que o credenciamento das corretoras será feito por meio de edital e que ficará a cargo da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Estratégia e Inovação conduzir este processo.

Publicidade

O texto também estabelece que haverá um rodízio aleatório das empresas credenciadas na hora de utilizar o serviço e que esse credenciamento deverá ser renovado a cada dois anos.

Com a publicação da resolução, o MPSP regulamentou o artigo 5º da Resolução nº 288, de 19 de março de 2024, do Conselho Nacional do Ministério Público, que “disciplina a atuação dos membros do Ministério Público em feitos envolvendo a apreensão, custódia e liquidação de ativos virtuais”.

Na justificativa para estabelecer a norma, o MPSP ressaltou que há uma “crescente utilização de ativos virtuais nas relações jurídicas estabelecidas na sociedade” e que tem sido cada vez mais comum que promotores e procuradores tenham que lidar com o tema.

Leia também: Alexandre de Moraes decreta bloqueio de bens de Zambelli, incluindo criptomoedas

“Os membros do Ministério Público têm se deparado, no exercício de suas atribuições, com procedimentos e processos que demandam a prática de atos envolvendo a gestão destes ativos, seja em feitos relacionados à persecução penal, seja em demandas de natureza cível”, afirma o MPSP.

VOCÊ PODE GOSTAR
Dev do Bitcoin core, Peter Todd é fotografado

Carteira cerebral: Veja a forma curiosa que Peter Todd salva suas senhas de Bitcoin

Para Todd, o segredo é não tentar memorizar tudo de uma vez: “As pessoas costumavam ter dezenas de números de telefone na cabeça”
números e moeda de stablecoins

Lei das stablecoins deve ser aprovada nos EUA semana que vem, sem frear iniciativas de Trump

A legislação GENIUS Act será enviada à Câmara para possíveis revisões; previsão é de aprovação, já que a votação exige apenas maioria simples
Imagem da matéria: Tailândia derruba impostos sobre ganhos com Bitcoin e criptomoedas

Tailândia derruba impostos sobre ganhos com Bitcoin e criptomoedas

Isenção irá valer até 2029 sobre lucros obtidos a partir da venda de ativos digitais através de operadores licenciados na Tailândia
Imagem da matéria: Shopify vai aceitar pagamentos com criptomoedas em parceria com Coinbase

Shopify vai aceitar pagamentos com criptomoedas em parceria com Coinbase

Clientes de lojas que usam Shopify poderão pagar com a stablecoin USDC, graças a uma colaboração entre Coinbase e Stripe