Imagem da matéria: Quem está ganhando a "guerra" no mercado NFT entre Ethereum, Solana e Bitcoin?
(Foto: Shutterstock)

A meta de “programas de pontos” tomou conta do universo cripto nos últimos tempos, e os marketplaces de NFTs em Ethereum, Solana e Bitcoin estão aderindo ao movimento (e, em alguns casos, o impulsionando) em uma tentativa de conquistar os corações, as mentes e as carteiras dos traders ao redor do mundo.

A pergunta é: esses pontos vão se traduzir em airdrops de tokens? O mercado de NFTs voltará à sua antiga glória? E, em caso afirmativo, qual empresa está na melhor posição para vencer a guerra dos marketplaces de NFTs? Veja como as coisas estão se configurando até agora:

Publicidade

O Magic Eden é o mais recente marketplace NFT a tentar atrair usuários por meio de modelos de fidelidade semelhantes a pontos que podem ser recompensados com um airdrop de token ou outras recompensas. O marketplace lançou recentemente seu sistema de recompensas Diamonds, que inclui um airdrop retroativo de recompensas para traders Solana desde 2021.

O marketplace Ethereum, Blur, foi pioneiro no modelo de pontos e, no ano passado, a plataforma em ascensão destronou o líder de longa data, OpenSea, ao distribuir centenas de milhões de dólares em tokens BLUR para seus usuários mais fiéis. Até o final do ano, o Blur havia distribuído tokens BLUR no valor de US$ 818 milhões depois que os usuários acumularam pontos.

O Tensor, o principal marketplace de NFT da Solana, empregou um modelo de fidelidade semelhante baseado em pontos e ultrapassou o líder Magic Eden no ano passado, mas o Tensor ainda não lançou seu token. Para ser claro, ele ainda não anunciou oficialmente um airdrop de token vinculado aos pontos, embora tenha provocado esse pressentimento no passado.

O lançamento do sistema Diamonds pelo Magic Eden — começando em Solana, mas expandindo para Bitcoin, Polygon e Ethereum em breve — sinalizou uma aparente tentativa de alcançar o Tensor. Da mesma forma, ainda não sabemos para que os “Diamantes” do Magic Eden, semelhantes a pontos, serão realmente usados, embora também haja um airdrop de tokens NFT separado em paralelo com o sistema de recompensas.

Publicidade

A mudança de recompensas do Magic Eden está valendo a pena em termos de aumento de sua participação no mercado? Até o momento, não.

O Magic Eden viu brevemente um aumento na Solana que sugeria que estava ganhando terreno do Tensor. Em 5 de fevereiro, o Decrypt constatou que os dados de mercado da plataforma de análise Tiexo indicavam que o Magic Eden estava reivindicando uma participação de 41% no volume de NFTs da Solana no período de 24 horas anterior, em comparação com 53% do Tensor. Isso foi muito mais próximo do que havia sido nas últimas semanas.

No entanto, no momento em que este artigo foi escrito, o Tensor comandava cerca de 73% da participação de mercado de NFTs em Solana nas últimas 24 horas, de acordo com a Tiexo, em comparação com apenas 22% do Magic Eden. Ao diminuir um pouco o zoom, não há uma mudança significativa nas últimas semanas. Nos últimos sete dias, o Tensor tem mais de 75% de participação, em comparação com 19% do Magic Eden; no último mês, o Tensor tem mais de 73%, com o Magic Eden com menos de 22%.

No entanto, a expansão dos dados para incluir plataformas em várias cadeias NFT importantes — incluindo Solana, Ethereum, Bitcoin, Polygon e BNB Chain — revela alguns outros detalhes interessantes sobre como os modelos de recompensas estão reformulando ainda mais as guerras entre marketplaces.

Publicidade

Analisando o cenário mais amplo, o Blur domina o mercado por uma ampla margem, comandando cerca de 42% da participação de mercado na semana passada. Isso ocorre inteiramente na rede principal do Ethereum, que ainda é a principal blockchain para NFTs, e o token existente do Blur e o histórico de airdrops consideráveis para os usuários parecem estar impulsionando seu domínio contínuo.

O Tensor está em segundo lugar geral, com cerca de 14,5% de participação de mercado entre as redes rastreadas, todas em Solana, seguida pelo Magic Eden, com 14%, sendo a maior parte desse volume proveniente das vendas de Bitcoin Ordinals.

O OpenSea, que não tem um sistema de pontos e há muito tempo resiste aos apelos para lançar seu próprio token, está em quarto lugar com cerca de 12,4% de participação, principalmente no Ethereum e na rede de escalonamento Polygon. Na retaguarda está o OKX para Bitcoin Ordinals, que são semelhantes aos NFTs, com cerca de 7,7% de participação de mercado.

Os dados de 24 horas da Tiexo mostram alguns desvios devido ao tamanho menor da amostra, com o Blur detendo uma participação ainda maior, de 52,5%, e o Magic Eden em segundo lugar, com pouco menos de 12% — mas a maior parte desse volume está em Bitcoin, provavelmente devido à venda de terça-feira (13) para o projeto de jogos Bits. O OpenSea, o Tensor e o OKX vêm logo atrás, nessa ordem.

O Magic Eden está preparando um impulso significativo no Ethereum com o lançamento de um novo marketplace para essa rede, criado em parceria com a Yuga Labs, criadora do Bored Ape Yacht Club. Previsto para estrear em 27 de fevereiro, o marketplace também estabeleceu alianças com as equipes por trás dos principais projetos Ethereum, como Pudgy Penguins e Azuki.

Publicidade

Será que o lançamento do novo marketplace de Ethereum do Magic Eden, com as recompensas de Diamantes associadas, ajudará a mudar a maré e proporcionará um impulso sustentável na luta contra os rivais? Veremos no final deste mês, pois essa é a próxima grande mudança no horizonte, embora o mundo NFT seja sempre cheio de surpresas.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Miniaturas de homens em cima de moeda de Bitcoin gigante fazendo medição pela metade

Contagem regressiva para o halving: MB destaca a importância do evento para o mercado cripto

O Mercado Bitcoin também evidencia como surgiu o halving e quais os mecanismos utilizados para reduzir, pela metade, as emissões da moeda digital mais relevante do mercado
Imagem da matéria: Confira 3 criptomoedas que podem disparar com o halving do Bitcoin

Confira 3 criptomoedas que podem disparar com o halving do Bitcoin

O halving pode atrair a atenção dos investidores para projetos alternativos criados no ecossistema do Bitcoin
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo

Proprietários de criptomoedas são uma força na eleição dos EUA de 2024, diz estudo

Quase um em cada cinco eleitores possui criptomoedas, o que os torna um eleitorado potencialmente poderoso em novembro, segundo a Galaxy Digital
moeda de bitcoin à frente da bandeira de hong kong

Por que os ETFs de Bitcoin e Ethereum em Hong Kong são importantes para o mercado

Aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ethereum podem abrir espaço para investidores da China e dar uma vantagem competitiva de Hong Kong sobre os EUA