Quem é o empresário por trás das criptomoedas dos times de futebol europeu

Alexandre Dreyfus, da empresa Socios.com, à direita (Foto: Reprodução/Twitter)


O mundo das criptomoedas começa a chamar cada vez mais a atenção de grandes clubes de futebol. Recentemente, o Paris Saint-German e o Juventus anunciaram que lançariam suas próprias moedas digitais. Outros clubes já fizeram anúncios semelhantes, e, em sua maioria, essas iniciativas têm como protagonista o empresário Alexandre Dreyfus.

O empreendedor francês é CEO e fundador da plataforma Socios.com, desenvolvedora do token chiliZ (CHZ), que pode ser comercializada entre os torcedores dos clubes de futebol parceiros para comprar o direito a voto em diferentes decisões dos times, como explica reportagem do South China Morning Post.

Dreyfus já é conhecido no ramo corporativo dos esportes como proprietário da Global Poker Index, uma lista que ranqueia os melhores jogadores de poker em todo o mundo.

O envolvimento do empresário com criptoativos começou há 15 meses, quando fundou a Socios.com. A empresa tem sede em Malta, país que se comprometeu a desenvolver uma legislação propícia para o desenvolvimento do mercado de criptomoedas.

Para criar a companhia, Dreyfus contou com financiamento da chinesa FBG Capital e da Binance, uma das maiores exchanges de moedas digitais do mundo. Juntas, as empresas investiram US$ 66 milhões no projeto.

Em entrevista ao jornal chinês, Dreyfus falou sobre o potencial do token chiliZ entre clubes de futebol:

O que estamos fazendo é ajudar esses clubes a ouvir seus fãs e também se monetizarem com eles. É claro, você pode vender direitos de voto, mas o blockchain oferece transparência e a criação de ativos digitais únicos, que não podem ser alterados.

Em janeiro, o clube espanhol Arsenal assinou contrato com a desenvolvedora de games CashBet, que comercializa tokens em sua plataforma. O Gibraltar United F.C. anunciou que começará a pagar seus jogadores em criptomoeda devido aos problemas que contratados estrangeiros têm sofrido para abrir contas bancárias.

No Brasil, o Avaí já lançou seu próprio criptoativo, chamado Avaí FC Token, desenvolvido pela SportyCo e a Blackbridge Sports. O clube espera arrecadar R$ 32 milhões com a iniciativa.

O Clube Atlético Bragantino, tradicional time do interior paulista, começou os jogos de 2018 com o patrocínio da criptomoeda Martexcoin e da empresa Nação Trader.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br