Imagem da matéria: Prada lança coleção de NFTs baseada no Ethereum
(Foto: Reprodução Prada)

Grifes de luxo,como Gucci, Balmain e Balenciaga estão se envolvendo bastante no mundo das criptomoedas. Agora, a Prada está se unindo a elas, com o lançamento de seus próprios tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês).

Nesta quinta-feira (2), a marca irá lançar 100 NFTs desenvolvidos no Ethereum para combinar com o lançamento de sua coleção Timecapsule. NFTs são tokens criados em blockchain que representam propriedade sobre um ativo.

Publicidade

No caso da Prada, compradores vão receber um NFT gratuito que acompanha sua aquisição do produto físico, uma colaboração da Prada com Cassius Hirst, filho do artista Damien Hirst.

As camisas unissex de botão da Prada x Cassius Hirst estão disponíveis nas cores branca ou preta e os NFTs correspondentes são um GIF da cápsula preta ou branca que acompanham os produtos. Os NFTs vão se referir ao número de série da distribuição, além de incluírem um número associado a cada camiseta física.

Camisas acompanham NFTs gratuitos (Imagem: Prada)

A família Hirst já está acostumada com NFTs. “The Currency”, a primeira coleção de Damien Hirst, foi lançada em julho de 2021 e, atualmente, possui um preço mínimo de 5,2 ETH (ou US$ 9,3 mil) por NFT, quase um ano depois do lançamento.

Diferente dos NFTs de Damien, os NFTs da Prada em colaboração com Cassius não vão forçar compradores a escolherem entre um ativo físico ou digital — vão receber ambos.

Publicidade

O Aura Blockchain Consortium é responsável pelo mais recente lançamento de NFTs da Prada. Aura é uma organização sem fins lucrativos fundada pela LVMH, Prada e Cartier. Utiliza Quorum, uma plataforma blockchain desenvolvida no Ethereum que oferece “blockchain-as-a-service” (ou BaaS), “roll-ups” da ConsenSys e outros produtos blockchain. 

Os NFTs serão GIFs de suas cápsulas brancas ou pretas (Imagem: Prada)

O lançamento da coleção Timecapsule da Prada começou em 2019 como uma forma de a grife lançar itens de edição limitada. Compradores de outras Timecapsules também vão receber NFTs em outra data, segundo um comunicado.

Este não é o primeiro projeto NFT da Prada. Anteriormente, em parceria com a grife de vestuários esportivos Adidas, lançou a coleção “adidas for Prada re-source”, lançada em janeiro na Polygon — a coleção só registrou 468 ETH em volume total negociado e o preço mínimo é de apenas 0,077 ETH (ou US$ 140) por NFT.

A mais nova iniciativa da Prada no mundo NFT sugere que o foco da marca continua sendo em itens físicos e NFTs atuam como uma espécie de bônus gratuito. Embora NFTs ainda sejam considerados como uma novidade, grifes de luxo podem se beneficiar da autenticação em blockchain.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Vítimas de pirâmides e usuários de bets compartilham traços psicológicos, revela CVM

Pessoas expostas a propagandas de sites de apostas apresentam uma maior tendência a investir em esquemas de pirâmide financeira, diz estudo
ilustração blockchain ethereum

Software mais usado do Ethereum pede atualização urgente para evitar “perdas financeiras”

A atualização do Geth é necessária para evitar potenciais perdas financeiras devido a uma regressão crítica que foi identificada na versão anterior
Ilustração de hamster como dev para o mercado cripto

Hamster Kombat (HMSTR) atinge menor preço com início da 2ª temporada

O jogo cripto mais famoso do Telegram finalmente está de volta, meses depois do esperado, com um novo jogo tap-to-earn
Imagem da matéria: Elon Musk faz memecoins desabarem após abandonar nome ‘Harry Bolz’ no X

Elon Musk faz memecoins desabarem após abandonar nome ‘Harry Bolz’ no X

As memecoins associadas ao nome “Harry Bōlz” que Musk adotou no X despencaram após ele abandonar o apelido