Imagem da matéria: Políticos indianos são acusados de sequestro para roubar criptomoedas
Paisagem urbana na Índia (Foto: donvikro/Pixabay)

O ex-membro do Congresso indiano, Nalin Kotadiya, foi preso durante investigações sobre o sequestro do sindicalista Shailesh Bhatt. O suspeito teria cometido o crime em busca do valor em criptomoedas que a vítima possuía, o que equivalia a US$ 1.373.796.

Kotadiya foi apontado em maio como um dos responsáveis de sequestrar Bhatt durante sessões de julgamento do caso, mas resistiu à prisão até o último dia 9 (domingo). A prisão foi feita pela divisão de crimes da polícia de Ahmedabad, segundo noticiou a CCN.

Publicidade

O réu teria capturado Shailesh Bhatt, construtor e sindicalista, junto a seu sobrinho Kirit Paladiya em 11 de fevereiro, como uma maneira para extorqui-los a entrarem suas moedas digitais. Apesar disso, Kotadiya declarou-se inocente quanto às alegações, e diz que está sendo sabotado.

Um grupo de evidências da investigação sugere que todo o esquema teria sido orquestrado pelo próprio Paladiya contra seu tio, em colaboração com o membro do Partido Socialista Jagdish Patel e outros. O valor seria dividido entre os parceiros de crime.

Durante as audiências, Kotadiya também fez alegações contra Sailesh Bhatt, dizendo que ele está envolvido no sequestro de dois empresários de quem teria extorquido 2.300 unidades de criptomoeda em 1º de fevereiro.

Nalin Kotadiya é membro do Bharatiya Jana Party (Partido do Povo Indiano), que, em julho, foi acusado de cometer fraudes com Bitcoin. O crime ocorreu entre membros do Congresso do Estado de Gujarat, como noticiou o Portal do Bitcoin.

Publicidade

Os crimes envolviam “diversas camadas” de fraude, que incluiriam “sequestros, transações ilegais, extorsão de criptomoedas com autoridades da polícia e do governo”, cometidos por grandes autoridades do BJP em Gujarat.

As investigações do Departamento Central da Índia chegaram a citar Nalin Kotadiya, que teria realizado operações ilegais com membros de diversos partidos.

Em abril, o Banco Central da Índia proibiu o comércio de criptomoedas no país. Ainda assim, o volume investido na região após a determinação chegou a 75 milhões de dólares por dia.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin envolta a luzes piscantes coloridas

CriptoTwitter: Veja reações ao halving do Bitcoin

O 4º halving chega com aplausos e grandes esperanças para uma nova era com o protocolo Runes online
Jovem de 23 anos acusada de roubo de máquinas de mineração de Bitcoin sendo presa pela Polícia Nacional do Paraguai

Polícia prende mulher que vendia máquinas de mineração de Bitcoin roubadas nas ruas do Paraguai

A partir das seis unidades encontradas com a suspeita, os policiais chegaram a outras 374 máquinas roubadas em abril deste ano
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração