Imagem da matéria: PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas
(Foto: Shutterstock)

A Polícia Federal prendeu de forma preventiva um hacker acusado de promover o maior vazamento de dados do Brasil, tendo exposto informações de 223 milhões de brasileiros. Segundo as autoridades, o acusado vendia as informações na internet por meio de criptomoedas.

Foragido desde novembro de 2023, Marcos Roberto Correia da Silva (conhecido pelo apelidado Vandathegod), de 24 anos, foi preso em Feira de Santana (BA), noticiou a CNN. Ele agora está preso em uma unidade de Salvador, capital do estado.

Publicidade

O suspeito já havia sido detido, em 2021, em uma operação batizada de Deepwater, que justamente investigava o vazamento de dados na internet. Na ocasião, fugiu após romper a tornozeleira eletrônica que usava em prisão domiciliar. 

A investigação da Polícia Federal descobriu que o hacker usava fóruns na internet para oferecer dados de cidadãos brasileiros como CPF, CNPJ, nome completo, endereço e até foto do rosto das pessoas. Essas informações eram cobradas e o suspeito aceitava criptomoedas como meio de pagamento. 

Além disso, Vandathegod é suspeito de ter invadido os sites do Ministério Público de Minas Gerais, do Tribunal de Justiça de Goiás e do Exército Brasileiro. Esses casos foram investigados em 2019 na Operação Defaced, liderada pela Polícia Civil de Minas Gerais.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: XRP salta 9% enquanto Bitcoin se mantém em US$ 97 mil

Manhã Cripto: XRP salta 9% enquanto Bitcoin se mantém em US$ 97 mil

Investidores aguardam a divulgação nesta manhã do Índice de Preços ao Consumidor (CPI), um indicador importante sobre a inflação dos EUA
Imagem da matéria: Cynthia Lummis acusa FDIC de má conduta na supervisão de criptomoedas e exige prestação de contas

Cynthia Lummis acusa FDIC de má conduta na supervisão de criptomoedas e exige prestação de contas

Senadora citou alegações de que FDIC destruiu documentos e silenciou equipe durante uma investigação de supervisão do setor de criptomoedas
Imagem da matéria: Binance perde recurso na Suprema Corte dos EUA e ação coletiva de clientes é mantida

Binance perde recurso na Suprema Corte dos EUA e ação coletiva de clientes é mantida

Grupo de clientes da Binance alega no processo que corretora não alertou sobre os riscos na compra de criptomoedas
Imagem da matéria: Arthur Hayes diz quando as criptomoedas irão explodir em 2025

Arthur Hayes diz quando as criptomoedas irão explodir em 2025

O cofundador da BitMEX afirma que o “Trump dump” já ficou para trás e revela quando o mercado cripto pode alcançar um novo pico