Imagem da matéria: SEC vai parar de investigar o mercado de NFTs OpenSea
(Foto: Shutterstock)

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) está encerrando sua investigação sobre o mercado de NFTs OpenSea, disse o cofundador e CEO Devin Finzer na noite de sexta-feira (21), logo após o anúncio da Coinbase de que o regulador vai arquivar as acusações contra a exchange de criptomoedas.

“A SEC está fechando sua investigação sobre a OpenSea. Isso é uma vitória para todos que estão criando e construindo em nosso setor”, escreveu Finzer no X. “Tentar classificar NFTs como valores mobiliários teria sido um retrocesso — um erro de interpretação da lei que atrapalharia a inovação. Todo criador, grande ou pequeno, deve ter liberdade para construir sem barreiras desnecessárias.”

Publicidade

A Bloomberg acrescentou que a SEC não pretende recomendar nenhuma ação de fiscalização contra a OpenSea.

Em agosto de 2024, Finzer revelou que a empresa havia recebido um aviso Wells da SEC, indicando que o regulador planejava tomar medidas contra a plataforma por suposta venda de valores mobiliários não registrados. A OpenSea prometeu contestar as acusações, que refletiam ameaças e ações já impostas contra várias outras empresas de criptomoedas nos últimos anos.

Porém, após a vitória de Donald Trump nas eleições, a nova gestão da SEC já tomou diversas decisões favoráveis ao setor cripto no primeiro mês desde sua posse para um segundo mandato.

Na sexta-feira, a Coinbase anunciou que a SEC concordou em retirar as acusações contra a exchange, pendente de aprovação pelos comissários da agência. No início da semana, o regulador também desistiu voluntariamente de um recurso relacionado à regulamentação do setor cripto.

OpenSea

A OpenSea foi o principal marketplace de Ethereum para NFTs durante o boom de colecionáveis digitais e arte entre 2021 e 2022, mas perdeu espaço para concorrentes nos últimos anos, à medida que a demanda por esses ativos diminuiu.

Publicidade

Recentemente, a OpenSea Foundation anunciou planos para lançar um token SEA vinculado ao marketplace, com um possível airdrop para beneficiar tanto traders antigos quanto novos.

Saiba mais detalhes: OpenSea anuncia novo token SEA e airdrop para traders de NFTs

No entanto, ainda não há um cronograma definido para o lançamento do token SEA. Além disso, a OpenSea lançou uma nova plataforma multi-chain chamada OS2, que inclui suporte para a negociação de tokens fungíveis.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
donald trump e bitcoin

“Explicação é pouco clara”, diz Bernstein sobre altcoins na reserva nacional do governo Trump

Para a empresa, reserva estratégica com altcoins, e não apenas com Bitcoin, será difícil se o Fed estiver envolvido
Imagem da matéria: Bitcoin dispara 7,4% após Trump revelar planos para reserva de criptomoedas

Bitcoin dispara 7,4% após Trump revelar planos para reserva de criptomoedas

As criptomoedas abrem a semana em alta depois que Trump deu mais detalhes sobre a formação da reserva nacional de criptoativos
Imagem da matéria: MB Startups entrega mais de R$11 milhões a investidores com M&A da Gringo

MB Startups entrega mais de R$11 milhões a investidores com M&A da Gringo

Listagem no MB Startups ocorreu em março de 2024, e o exit foi realizado em março de 2025, permitindo realização de ganho em curto período
moeda de bitcoin em cima de nota de 50 rublos

Rússia recorre a Bitcoin, Ethereum e USDT para contornar sanções no comércio de petróleo, diz Reuters

A agência apurou que a Rússia está usando dezenas de milhões de dólares por mês em criptomoedas para facilitar parte de suas exportações de petróleo para China e Índia