Imagem da matéria: Nobel de Economia, Paul Krugman recua e diz que Bitcoin pode ser mais útil que o ouro
Krugman é um tradicional crítico do Bitcoin (Foto: Ed Ritger/Flickr)

Paul Krugman, economista americano vencedor do Nobel de Economia de 2008, deu sinais de menos ceticismo sobre criptomoedas e Bitcoin.

Na semana passada, durante a conferência ChainXChange em Las Vegas (EUA), Krugman admitiu que há alguma chance para o Bitcoin ser valioso no futuro e que ele poderia ter mais utilidade que o ouro, visto que este está “morto”. Palestra não está online, mas teve cobertura do site Nulltx

Publicidade

Krugman permanece cético, mas pela primeira deu uma trégua no tom das críticas. Há que a cerca de 20 dias ele disse que os criptoativos estariam fazendo o sistema monetário retroceder 300 anos.

Participaram também da conferência várias personalidades do setor de investimentos financeiros, como Steve Wozniak, cofundador da Apple e Tom Lee do Fundstrat Global Advisors.

Durante o debate, que aconteceu no Mandalay Bay Resort, Krugman também dissertou sobre o comentário de outro economista americano, Robert Shiller, contemplado em 2013 no Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel.

Shiller havia dito no início do ano à CNBC que o Bitcoin poderia durar 100 anos, mas que entraria em colapso total. Sobre isso, Krugman disse que ainda só se podia entender a metade do caminho [que o Bitcoin irá percorrer].

Publicidade

Na ocasião, Shiller havia comparado as criptomoedas com a ‘Febre das Tulipas’ que aconteceu na Holanda no início dos anos 1600 e se tornou uma bolha especulativa com final trágico para muitos investidores.

Sobre sua fala recente de que o Bitcoin é um retrocesso de 300 anos no sistema monetário, Krugman reiterou sua opinião:

“Que problema ele [o Bitcoin] resolve? Estamos usando este algoritmo inteligente para trazer a economia monetária de volta ao século XVII. O sistema monetário que temos funciona muito bem”.

Em 2013, Krugman já questionava o que significava colocar valor no Bitcoin. Um artigo sobre o tema, intitulado ‘Bitcoin é mal’, foi publicado no The New York Times em dezembro daquele ano.

Publicidade

“Colocar um teto sobre o valor do ouro é a tecnologia de mineração, e a perspectiva de que, se seu preço ficar fora de controle por muito tempo, muito mais será criado. Colocar um teto sobre o valor do dólar é o papel do Fed como fonte real do dólar, e seu compromisso de não permitir que a deflação aconteça. Colocar um teto no valor do Bitcoin é a tecnologia de computador [mineração] e a forma da função hash até que o limite de 21 milhões de bitcoins seja atingido. Colocar um piso no valor dos bitcoins é o que, exatamente?”, indagou, na ocasião, o economista.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de moeda gigante de Bitcoin observada por investidores e prestes a ser cortada ao meio

Quando será o próximo halving do Bitcoin?

O tão falado halving do Bitcoin acabou de acontecer, e o próximo já está no horizonte.
criptomoedas bitcoin ethereum e solana

Fatores macroeconômicos terão papel de peso no mercado cripto após o halving, diz Coinbase

Para a maior corretora cripto dos EUA, a tendência é que os mercados procurem novos catalisadores para sustentar a recuperação do primeiro trimestre
moeda de bitcoin e logo da grayscale ao fundo

ETF de Bitcoin da Grayscale já perdeu 50% de suas reservas de BTC desde janeiro

No mesmo período, os ETFs de Bitcoin da BlackRock e Fidelity ganharam até 32% de participação de mercado
Udi Wertheimer vestido de mago no Bitcoin 2023. Imagem: Taproot Wizards

Proposta de Bitcoin para restaurar código de Satoshi recebe atualização ‘420’

OP_CAT, que poderia habilitar funcionalidades avançadas no Bitcoin, foi introduzido como BIP-420 pelo cofundador da Taproot Wizards, Udi Wertheimer