Imagem da matéria: Navegador Opera acrescenta suporte para oito blockchains, incluindo Bitcoin, Polygon e Solana
Foto: Shutterstock

Nesta quarta-feira (30), o Opera, um popular navegador de internet, anunciou que está acrescentando suporte para oito novas redes blockchain para facilitar o acesso a aplicações descentralizadas (dApps) e serviços.

Incluem protocolos muito conhecidos, como Bitcoin, Polygon e Solana, bem como StarkEx, Ronin, Celo, Nervos e IXO (desenvolvida na Cosmos).

Publicidade

Agora, dApps do Polygon estão disponíveis no novo navegador nativo à Web 3 da empresa, chamado “Crypto Browser Project”, compatível com Android e PCs.

Este ano, o Opera havia lançado a versão beta e pública de seu novo Crypto Browser Project para dispositivos móveis e desktop. O Crypto Browser Project é um navegador distinto que possui suporte integrado para dApps e uma carteira não custodial para criptomoedas.

Também inclui Crypto Corner, um ponto de acesso às mais recentes notícias cripto, preços, taxas de gas e sentimento de mercado, futuros “airdrops”, conteúdo educacional e calendário de eventos.

Solana, StarkEx, Deversifi, IXO, Ronin, Nervos, Bitcoin e Celo são os únicos projetos disponíveis no Opera para Android e a expectativa é que estejam compatíveis com o Crypto Browser Project nos próximos meses.

Publicidade

“O usuário comum da internet ainda pode estar receoso em explorar a Web 3, mas com a integração da Solana, Polygon e outros ao nosso navegador móvel, agora [o usuário] pode acessar essas tecnologias pela segurança e familiaridade do navegador que lhe fornece uma experiência exclusiva à Web 3”, comentou Jorgen Arnesen, responsável pela “proposta de valor ao colaborador” (EVP)  do setor móvel do Opera, sobre o lançamento.

Opera é um dos navegadores mais antigos – existe desde 1995. Em julho de 2018, a empresa lançou seu primeiro navegador de internet com uma carteira integrada ao Ethereum e suporte básico à Web 3, concedendo acesso a uma variedade de tokens ERC-20 que impulsionam dApps, bem como tokens ERC-721 usados na emissão de tokens não fungíveis (NFTs).

Opera se torna “multichain”

A empresa com sede em Oslo, na Noruega, afirma que considera ecossistemas de segunda camada como uma estratégia fundamental em sua missão de continuar agnóstica a blockchains e integrar milhões de usuários à Web 3.

O termo “segunda camada” se refere a redes blockchain que são desenvolvidas em maiores redes principais (de “primeira camada”), como o Ethereum. Ao desviar a atividade de uma rede principal, esses tipos de soluções podem ser mais rápidas e baratas.

Publicidade

Polygon, Ronin e StarkEx são exemplos de redes de segunda camada. Ronin também impulsiona o popular jogo play-to-earn Axie Infinity.

De acordo com o Opera, Solana também é um participante viável no setor blockchain, pois oferece não apenas uma alta escalabilidade e baixíssimos custos de transação.

Solana é mais energeticamente eficiente porque usa proof of stake (PoS), que depende de validadores em vez de mineradores para a validação de transações na rede.

Em vez de enormes fazendas de mineração que operam 24 horas por dia, validadores são incentivados a agir de forma honesta ao colocarem criptoativos em staking na rede. Se agirem de má-fé, são penalizados e perdem as criptomoedas em staking.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração barco opensea

OpenSea anuncia novo token SEA e airdrop para traders de NFTs

Usuários do mercado de NFTs OpenSea serão elegíveis para ganhar o token SEA quando a plataforma for relançada
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin chega a US$ 98 mil, mas perde fôlego e volta a cair

Manhã Cripto: Bitcoin chega a US$ 98 mil, mas perde fôlego e volta a cair

Inflação acima do esperado nos EUA afasta cortes de juros do Fed e pressiona o Bitcoin
Logo da Coinbase proximo a moedas douradas de Bitcoin

Reguladores dos EUA arquivam ação judicial contra Coinbase

CEO da Coinbase, Brian Armstrong, disse que a medida é uma “grande vitória” para a corretora
Imagem da matéria: Homem viraliza ao escalar letreiro de Hollywood para promover memecoin

Homem viraliza ao escalar letreiro de Hollywood para promover memecoin

Um homem foi detido pela polícia no sábado depois de escalar o letreiro de Hollywood para promover sua memecoin da Solana