Foxbit, Maior Corretora de Bitcoin no Brasil, Está há Quase 2 Dias Fora do Ar



A maior exchange de bitcoin do Brasil caminha para completar mais um dia fora do ar. O problema foi anunciado pela empresa às 20h da última sexta-feira (09) e até o momento são 40 horas desde a última negociação.

A última atualização sobre a situação da empresa foi postada às 17h de sábado, com explicações vagas sobre o que seria o problema e sem previsão de retorno. A parada não foi programada e o que se sabe até agora é que foi detectado algum tipo de erro que forçou a parada da plataforma.

O Portal do Bitcoin entrou em contato com o fundador da empresa, Guto Schiavon, e com o CEO e também fundador, João Canhada, na manhã deste domingo para obter alguma posição da Foxbit sobre o que está acontecendo. Até o momento, porém, não houve resposta. A assessoria de imprensa também não responde.

Para acalmar os clientes, a Foxbit  postou em um tweet que seguia trabalhando na restauração do sistema e que os saldos em bitcoin continuavam seguros. Para comprovar, postaram os endereços de bitcoin da empresa: http://foxb.it/carteira-1http://foxb.it/carteira-2.

Desde que saiu do ar, já foram registradas 28 reclamações no site Reclame Aqui — todas por problemas de acesso. A reputação da empresa, porém, segue bastante positiva na plataforma de defesa dos consumidores.

O que aconteceu

A empresa anunciou pelo Twitter que iria realizar uma manutenção de última hora no início da noite de sexta.

O problema prosseguiu durante todo o sábado. Schiavon disse ao Portal do Bitcoin que a empresa está acompanhando a manutenção da Blinktrade. O fundador não comentou sobre uma previsão de retorno, mas disse: “Devemos ter notícias em breve. Todos os saldos estão protegidos”.



Também pelo Twitter, os clientes da empresa reclamaram muito por causa da falta de informações. Como não foi avisado com antecedência, não se trata de alguma manutenção preventiva. A falta de informações acabou deixando as pessoas mais ansiosas, como se pode ver nas mensagens abaixo.

*Atualização: A Exchange VBTC, do Vietnam, que também utiliza os serviços da Blinktrade, assim como a Foxbit, publicou um comunicado da Blinktrade em seu facebook, dizendo: ”Ao realizar uma atualização de plataforma em tempo real, enfrentamos problemas técnicos inesperados que causaram uma falha no armazenamento de dados. Não houve perda de dados, no entanto, fomos forçados a interromper temporariamente todas as operações, a fim de restaurar o backup e os dados consolidados. Estamos trabalhando sem parar para reiniciar todas as operações antes do horário comercial dos EUA (segunda-feira). Pedimos desculpas pela inconveniência.”

*Atualização 2: Foxbit falou que plataforma deve voltar até dia 14 de março, leia mais: https://portaldobitcoin.uol.com.br/foxbit-plataforma-deve-voltar-no-final-do-dia-14/

*Atualização 3: Maiores detalhes do que aconteceu podem ser lidos aqui: Foxbit Teve Saques de Bitcoin Duplicados no Valor de R$ 1 Milhão