silhueta de homem com celular e logo da coinbase no fundo
Shutterstock

A exchange de criptomoedas Coinbase teria corrigido um erro na interface do usuário que rotulava incorretamente tentativas de login com senha malsucedidas como “falha na verificação em duas etapas” nos registros de atividade das contas.

O erro de rotulagem levou usuários a acreditar que invasores haviam conseguido usar suas senhas e que só foram barrados na etapa de verificação de dois fatores (2FA), segundo Lawrence Abrams, fundador da publicação focada em cibersegurança BleepingComputer, que identificou o problema no início deste mês.

Publicidade

Segundo relatos, a exchange corrigiu o erro atualizando seu sistema para exibir “tentativa de senha falhou” quando apropriado.

De acordo com o BleepingComputer, usuários teriam passado horas verificando seus dispositivos em busca de malware e alterando senhas, pois interpretaram as notificações como se suas contas tivessem sido hackeadas.

Representantes da Coinbase não responderam imediatamente ao pedido da Decrypt para confirmar e comentar o caso.

Desafios no mundo cripto persistem

A autenticação de dois fatores (2FA) é um processo de segurança que torna suas contas online mais seguras, exigindo pelo menos duas formas diferentes de provar sua identidade antes do login. Trata-se de uma das muitas formas de proteger a privacidade online.

No entanto, quando usuários se deparam com elementos confusos na interface, podem tomar decisões erradas em resposta.

Em 1993, enquanto trabalhava na Apple, Don Norman, fundador do Nielsen Norman Group (NN/g), cunhou o termo “experiência do usuário” para descrever como um usuário pode usar aplicativos “sem complicações ou dificuldades”.

De acordo com as diretrizes publicadas pelo NN/g, mensagens de erro devem utilizar uma linguagem simples e compreensível.

A “complexidade cognitiva” do uso de aplicativos de criptomoedas “representa uma barreira significativa” para a adoção de criptoativos, escreveu Alona Dobshynska, gerente sênior de produto da Collabera, em um estudo sobre como melhorar a experiência do usuário em apps de cripto.

Publicidade

Cerca de 34,7% dos usuários de cripto se classificam como “novatos” e demonstram menor confiança na gestão de seus ativos digitais, segundo um artigo de 2021 citado por Dobshynska, explicando porque usuários protegem suas chaves privadas de formas variadas.

“Os usuários de criptoativos diferem em suas percepções de segurança e risco”, diz o estudo.

Como os usuários possuem diferentes níveis de familiaridade com criptomoedas, suas decisões e comportamentos afetam a maneira como praticam sua segurança, sugerem os pesquisadores.

O incidente da Coinbase é um exemplo claro, ilustrando como um pequeno erro de rotulagem pode gerar alarme de segurança entre os usuários — mesmo quando não há uma ameaça real.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Governo deve fixar imposto sobre ganhos com criptomoedas em 17,5%; veja o que mudaria

Governo deve fixar imposto sobre ganhos com criptomoedas em 17,5%; veja o que mudaria

Atualmente, a Receita Federal estabelece uma alíquota de 15% se os ganhos com as criptomoedas ultrapassarem R$ 35 mil por mês
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin cai para US$ 104 mil após Israel bombardear Irã

Manhã Cripto: Bitcoin cai para US$ 104 mil após Israel bombardear Irã

O Bitcoin foi afetado pela liquidação generalizada de posições, refletindo a busca por liquidez em meio ao choque geopolítico
carros da PF em rodovia

PF faz nova operação contra hackers que roubavam criptomoedas em SC

A Operação Cryptoscam apura a atuação de um grupo de hackers envolvido em furtos de criptomoedas e fraudes bancárias desde 2010
Imagem da matéria: FIFA vai lançar jogo de futebol com blockchain em parceria com a Adidas

FIFA vai lançar jogo de futebol com blockchain em parceria com a Adidas

A Mythical Games está se preparando para lançar seu próximo jogo esportivo licenciado oficialmente, o FIFA Rivals — com a ajuda da Adidas