corretora de criptomoedas coinbase
Shutterstock

A maior corretora de criptomoedas dos EUA, a Coinbase, lançou nesta semana dois novos tokens “embrulhados” (wrapped), permitindo que traders utilizem XRP e Dogecoin em protocolos DeFi.

Com o lançamento dos tokens cbDOGE e cbXRP, a Coinbase espera atender à crescente demanda por funcionalidades cross-chain (entre diferentes blockchains) no complexo mundo DeFi, conforme informado pela empresa e por observadores do setor ao site Decrypt.

Publicidade

A corretora está disponibilizando esses novos tokens em sua própria rede Base, uma solução de segunda camada (Layer 2) do Ethereum.

“Trazer o cbDOGE e o cbXRP para o ecossistema é uma forma inteligente de atrair mais usuários e liberar nova liquidez”, disse ao Decrypt Marcus Hardt, CEO do aplicativo DeFi Balancer Labs.

Um porta-voz da Coinbase acrescentou: “O lançamento do cbDOGE e do cbXRP na Base permite que os clientes utilizem os ativos que já possuem de novas formas e torna a negociação mais acessível para todos.”

DeFi, ou finanças descentralizadas, é o termo utilizado para se referir a aplicativos do mundo cripto que automatizam ações como empréstimos e financiamentos, eliminando intermediários e autoridades centralizadas.

Publicidade

O lançamento ocorre em um momento em que o DeFi está ganhando espaço no mainstream. Antes um universo complicado e não regulamentado, agora até o ex-presidente Trump já apoiou um projeto de finanças descentralizadas.

Esses aplicativos frequentemente operam na rede Ethereum, o que gera dificuldades para traders que querem usar Bitcoin ou outros tokens digitais no DeFi.

Os tokens embrulhados (wrapped tokens) visam resolver isso. Um exemplo popular é o Wrapped Bitcoin (WBTC), que roda no Ethereum. Com a expansão do mundo blockchain, cada vez mais tokens embrulhados estão surgindo.

XRP e Dogecoin são duas das principais criptomoedas — a quinta e oitava maiores, com capitalizações de mercado de US$ 128,5 bilhões e US$ 27,9 bilhões, respectivamente.

Publicidade

Devido ao seu tamanho, ambas são populares e há demanda para utilizá-las como colateral no ágil e complexo ecossistema DeFi.

“A Coinbase acaba de mostrar que consegue colocar eficientemente uma moeda meme (DOGE) e uma moeda de pagamentos internacionais (XRP) no ecossistema DeFi sem depender de uma ponte de terceiros,” disse ao Decrypt Sam Mudie, CEO e cofundador da empresa de ativos do mundo real tokenizados Savea — acrescentando que espera que outras criptos de grande capitalização sigam o mesmo caminho.

No entanto, como a Coinbase controla esses tokens embrulhados, alguns defensores do DeFi levantaram preocupações sobre essa iniciativa.

“A Coinbase controla a emissão, criação, queima e os contratos inteligentes, sem envolvimento de entidades independentes ou da comunidade mais ampla,” disse Max Luck, chefe de pesquisa da Flare, ao Decrypt.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ethereum e tokens DeFi disparam até 23% após SEC demonstrar apoio ao setor

Ethereum e tokens DeFi disparam até 23% após SEC demonstrar apoio ao setor

Uniswap, Aave e Sky estão subindo 23%, 16% e 15% nesta tarde
Imagem da matéria: Entenda por que esse famoso investidor acredita que a Solana vai superar Ethereum

Entenda por que esse famoso investidor acredita que a Solana vai superar Ethereum

O fundador da SkyBridge Capital está apostando na narrativa de “matador do Ethereum” da Solana
ilustração blockchain ethereum

Ethereum bate novo recorde de staking com 35 milhões de ETH bloqueados

Na primeira quinzena de junho, mais de 500 mil ETH foram bloqueados; número de detentores de longo prazo também atinge máxima histórica
salao futuristico com moeda de ethereum gigante ao centro

Ethereum reconquista traders com ETFs em alta e maior volatilidade que o Bitcoin

O Ethereum voltou a dominar o apetite dos investidores institucionais e traders de derivativos, superando o Bitcoin em diversas métricas