Ilusração com Teias simulam funcionamento de blockchais; ao fundo homem opera laptop
Shutterstock

Resumo

  • A Coinbase analisou 100 empresas da Fortune 500 e descobriu que 60% estavam investindo ou trabalhando em projetos relacionados a blockchain.
  • O uso de stablecoins também está aumentando.
  • Mais empresas estão planejando usar a tecnologia.

Cerca de três em cada cinco empresas da Fortune 500 estão trabalhando em iniciativas de blockchain, descobriu a Coinbase em seu relatório do segundo trimestre State of Crypto, com base em perguntas feitas aos executivos dessas empresas. 

Aproximadamente metade dos participantes disse que suas empresas aumentaram os gastos com blockchain, enquanto um em cada cinco disse que era uma parte essencial das estratégias de suas empresas, embora muitos também tenham expressado preocupações sobre regulamentação.

Publicidade

“Portanto, o futuro do dinheiro está aqui e apenas começou”, afirma o relatório. “Mas está claro que ainda é necessária maior segurança regulatória para que o potencial das criptomoedas seja plenamente concretizado.”

Reprodução/X)

O relatório destaca a crescente adesão aos ativos digitais e à tecnologia subjacente, com muitas empresas que antes eram céticas em relação às criptomoedas agora fazendo parte do grupo de adotantes. As potências do setor financeiro BlackRock e Goldman Sachs, entre outras, impulsionaram iniciativas de blockchain, mas a pesquisa constatou que empresas de diversos setores e portes também incorporaram o blockchain em seus negócios. 

O número de pequenas e médias empresas (PMEs) que usam blockchain dobrou no ano passado, com mais de 80% dessas empresas dizendo que a criptomoeda poderia ajudá-las a “resolver pelo menos um de seus problemas financeiros”, descobriu a Coinbase. 

“O futuro do dinheiro não é mais visível do que entre as pequenas e médias empresas, a espinha dorsal da economia dos EUA”, afirma o relatório. “A tecnologia onchain, especialmente para pagamentos, tem grande apelo para um grupo que vê as taxas de transação e os tempos de processamento como seus principais pontos fracos em termos financeiros.”

Publicidade

Blockchain é a tecnologia subjacente na qual a rede do Bitcoin é executada: um livro-razão distribuído e on-line que registra transações e não pode ser facilmente adulterado, pois usa criptografia. 

A tecnologia agora tem muitos outros usos além de pagamentos, com empresas como o Walmart usando-a para rastrear sua cadeia de suprimentos de alimentos e grandes bancos implementando-a para seus próprios produtos financeiros.

Várias pequenas empresas listadas na Nasdaq começaram a comprar Bitcoin como uma forma de garantir melhores retornos para seus acionistas, uma tendência popularizada pela Strategy — antes MicroStrategy — que deixou de ser desenvolvedora de software para se tornar uma tesouraria de Bitcoin e agora administra mais de 582.000 BTC, avaliados em mais de US$ 62 bilhões. 

A pesquisa também constatou que 18% das pequenas e médias empresas pesquisadas utilizavam stablecoins – que são tokens digitais atrelados ao valor de ativos não voláteis — normalmente o dólar. 

Publicidade

A Coinbase contratou uma empresa terceirizada para realizar a pesquisa, que analisou 100 empresas da Fortune 500. A empresa afirmou que as iniciativas incluíam “projetos internos da empresa, investimentos, parcerias e lançamentos de produtos/serviços”.

Fortune 500 é um compilado feito anualmente pela revista Fortune com base no faturamento das companhias dos EUA.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt

VOCÊ PODE GOSTAR
Michael Saylor, Strategy

‘Ataque dos clones’: Coinbase alerta sobre riscos do modelo de tesouraria de Bitcoin da Strategy

Um analista da Coinbase alertou que a tendência de empresas de capital aberto formarem reservas em Bitcoin pode gerar “riscos sistêmicos” para todo o setor de criptoativos
Imagem da matéria: Governo deve fixar imposto sobre ganhos com criptomoedas em 17,5%; veja o que mudaria

Governo deve fixar imposto sobre ganhos com criptomoedas em 17,5%; veja o que mudaria

Atualmente, a Receita Federal estabelece uma alíquota de 15% se os ganhos com as criptomoedas ultrapassarem R$ 35 mil por mês
moedas de bitcoin alinhadas em linhas e colunas

Conheça a extensão de navegador que converte todos os preços da tela em Bitcoin

A extensão converte todos os preços de um site para Bitcoin com o intuito de ajudar na adoção em massa e diminuir compras desnecessárias
Fundo azul em simulação de com traços de como funciona tecnologia blockchain

Número de transações na rede Bitcoin atinge o menor nível desde 2023

A média móvel de sete dias para transações na rede Bitcoin caiu para cerca de 317.000, a menor desde outubro de 2023