Imagem da matéria: Facebook desiste de lançar carteira da criptomoeda Libra na Índia
(Foto: Shuttestock)

Por questões regulatórias, a Índia, o segundo maior país do mundo em número de habitantes, não deve receber o lançamento da Calibra, a carteira da criptomoedas Libra do Facebook. A afirmação veio de um porta-voz da rede social ao The Economic Times na quarta-feira (10).

“Não há planos para oferecer Calibra na Índia. Como você deve saber, existem restrições locais que tornam impossível o lançamento de Calibra neste momento”, disse em um email ao jornal.

Publicidade

Facebook confirmou

De acordo com o artigo, uma segunda confirmação foi dada por outro representante do Facebook, desta vez por telefone. O gerente de comunicações da empresa para Europa, Oriente Médio e África, Alexandru Voica, disse o seguinte:

“A Calibra respeitará a legislação, mas estamos procurando trabalhar com os reguladores para ver se a legislação pode ser atualizada”, disse o executivo que se encontrava em Londres, no Reino Unido.

Segundo o jornal, Voica pretende argumentar com as autoridades da Índia que não se trata apenas de uma criptomoeda. Ele disse que também é um projeto blockchain que tem múltiplos usos em contratos inteligentes, como gerenciamento de cadeia de suprimentos, por exemplo.

Índia discute proibição

Após o anúncio de que o Facebook irá argumentar com o governo indiano, ainda não está totalmente descartado o lançamento do produto no país — o banco central, o Reserve Bank of India (RBI), proibiu os bancos de fornecerem serviços a empresas relacionadas a criptomoedas.

Publicidade

Sem ter a quem pedir suporte, na ocasião várias exchanges que operavam na Índia tiveram que encerrar os seus serviços em razão das restrições.

No mês passado, ações de contenção ao criptomercado — que superam até mesmo as do governo chinês — foram colocadas em discussão na Índia, que pode ser o primeiro país a criminalizar todas as atividades da criptoeconomia.

O governo indiano propôs uma pena de um a dez anos de prisão para quem praticar qualquer operação com criptomoedas. É o que trata um projeto de lei sugerido por um painel liderado pelo Secretário de Assuntos Econômicos da Índia, Subhash Chandra Garg.

A comissão é formada por membros do banco central indiano, pela Comissão de Valores Mobiliários e pela Central Nacional de Impostos Diretos.

Publicidade

Em abril, o diretor executivo do Fundo de Educação e Proteção ao Investidor (IEPFA), Anurag Agarwal, chegou a dizer que as criptomoedas eram um esquema Ponzi.


 Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
coração preso a uma ratoeira

Golpe do Amor: Mulher perde imóvel para homem que se dizia “mestre do Bitcoin”

O relacionamento que pode ter culminado no famoso “golpe do amor” começou após trocas de mensagens no TikTok
Autor do livro The Bitcoin Standard (O Padrão Bitcoin),Saifedean Ammous posa para foto

“Você não perdeu o trem do Bitcoin, ele está só começando”, diz autor do Padrão Bitcoin

“Estamos só começando”, disse Saifedean Ammous, prevendo que o mercado do Bitcoin pode chegar a US$ 300 trilhões
Renan Calheiros é fotografado entre pessoas

Renan Calheiros vai presidir comissão da MP que muda imposto sobre criptomoedas

MP 1.303/2025 acabou com isenção de imposto para movimentações com criptomoedas até um teto de R$ 35 mil e criou alíquota fixa de 17,5%
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin atinge recorde enquanto tarifas de Trump passam a afetar o Brasil

Manhã Cripto: Bitcoin atinge recorde enquanto tarifas de Trump passam a afetar o Brasil

Alta liquidez global e o crescimento do fluxo institucional para ETFs cripto impulsionam o Bitcoin