Changpeng Zhao, CZ, CEO da Binance
(Foto: Divulgação)

Uma reportagem da agência de notícias Reuters publicada nesta quinta-feira (1º) revelou que promotores federais dos EUA pediram que a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, entregasse extensos registros internos sobre seus procedimentos de combate à lavagem de dinheiro, além de mensagens de seu fundador e CEO, Changpeng “CZ” Zhao.

Segundo a agência de notícias, o pedido foi feito no final de 2020, solicitando que a corretora entregasse, de forma voluntária, mensagens de CZ e outros 12 executivos e parceiros da empresa sobre assuntos relacionados à detecção de transações ilegais pela exchange e o recrutamento de clientes dos EUA. 

Publicidade

O documento também buscava obter quaisquer registros da empresa que continham instruções para que “documentos sejam destruídos, alterados ou removidos dos arquivos da Binance” ou “transferidos dos Estados Unidos”.

O inquérito partiu da seção de investigação de crimes de lavagem de dinheiro do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ), que apurava na época se a Binance estava em conformidade com as leis de crimes financeiros do país.

Investigando a Binance 

Quatro pessoas familiarizadas com o inquérito disseram à Reuters que os promotores americanos investigaram se Binance violou especialmente a Lei de Sigilo Bancário. 

Essa lei exige o cumprimento dos requisitos do Departamento do Tesouro dos EUA de combate à lavagem de dinheiro por empresas que movimentam grandes volumes de dinheiro. Quem descumpri-la, pode sofrer penas de prisão de até 10 anos.

Publicidade

A Reuters disse que não descobriu se a Binance respondeu ao pedido de entrega voluntária de informações para a divisão criminal do DOJ.

Apesar disso, o diretor de comunicações da Binance, Patrick Hillmann, afirmou ao veículo que a exchange “trabalha com agências regularmente para resolver quaisquer dúvidas que possam ter”, mas sem responder se corretora entregou as informações solicitadas.

“Os reguladores em todo o mundo estão entrando em contato com todas as principais exchanges de criptomoedas para entender melhor nosso setor. Este é um processo padrão para qualquer organização regulamentada”, garantiu Hillmann.  

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de Bitcoin ao lado de letreiro com ETF

Empresa de Trump fecha parceria com Crypto.com para lançamento de ETFs de criptomoedas

Crypto.com irá fornecer a tecnologia para custódia das criptomoedas e o produto financeiro será gerido pela firma Yorkville America Digital
Imagem da matéria: MB estreia com destaque no radar da Uqbar e lidera emissões de Certificados de Recebíveis

MB estreia com destaque no radar da Uqbar e lidera emissões de Certificados de Recebíveis

Plataforma, que já é a 3ª maior tokenizadora de crédito privado do mundo, figura no topo do ranking de número de operações e já está entre as cinco maiores em volume financeiro, desafiando líderes do mercado de capitais tradicional
Hacker mexendo em notebook com bandeira da Coreia do Norte no fundo

Hackers norte-coreanos estão criando empresas falsas nos EUA para atacar desenvolvedores de criptomoedas

Ataques usavam identidades falsas para oferecer entrevistas de emprego e, depois disso, realizavam “implantações sofisticadas de malware”
Imagem da matéria: Zora vai lançar criptomoeda para popularizar as Content Coins; entenda

Zora vai lançar criptomoeda para popularizar as Content Coins; entenda

Jesse Pollak começou a criar “content coins” na rede social Zora, da rede Base. Agora, a Zora anuncia seu próprio token, levantando suspeitas sobre o momento da decisão.