Ratoeira com moeda de bitcoin
Shutterstock

Defensores de consumidores na Câmara dos Deputados dos EUA acreditam que as fraudes ligadas às criptomoedas sejam um enorme problema.

O deputado Raja Krishnamoorthi — presidente do Subcomitê de Políticas Econômicas e de Consumo do Comitê de Supervisão e Reforma da Câmara — enviou cartas às maiores corretoras de criptomoedas nos EUA na terça-feira (30), solicitando “informações e documentos” mostrando como cada empresa está trabalhando para “combater a fraude relacionada a criptomoedas”.

Publicidade

O comitê faz parte da Câmara dos Deputados, que compõe o Congresso junto com o Senado Americano e pode apresentar e debater projetos de lei e outras medidas legislativas, incluindo leis que regulamentem criptomoedas.

Coinbase, FTX, Binance U.S., Kraken e KuCoin receberam uma carta de quatro páginas cada, exigindo “todos os documentos” relacionados a fraude cripto desde 2019 — além de respostas a cinco perguntas — até o dia 12 de setembro.

As cartas são praticamente idênticas, argumentando que “criptomoedas se tornaram os meios favoritos de pagamentos por golpistas, bem como sua armadilha preferida para vítimas desprevenidas”.

“Dada a crescente popularidade de criptomoedas tanto como uma forma de pagamento quanto como uma forma de investimento, estou preocupado com o rápido crescimento da fraude e do abuso contra clientes”, afirmou Krishnamoorthi.

Publicidade

Falta de proteção aos clientes

Ao citar dados da Comissão Federal de Comércio (ou FTC, na sigla em inglês), Krishnamoorthi estima que fraudes com criptomoedas farão vítimas perderem US$ 1 bilhão apenas em 2022.

“Também estou preocupado com a aparente falta de atuação por corretoras de criptomoedas em proteger clientes que realizam transações em suas plataformas”, afirmou ele nas cartas.

“Quais mecanismos, como seguros que cobrem fraudes ou outros tipos de crimes, a Coinbase implementou para garantir que pessoas afetadas ao usarem seus serviços sejam recompensadas?”, perguntou Krishnamoorthi à Coinbase.

Ele também pediu informações sobre o que o governo federal poderia fazer para ajudar corretoras de criptomoedas a combaterem fraudes e esquemas.

Publicidade

O Comitê da Câmara também enviou cartas similares ao Departamento do Tesouro Americano, à Comissão de Futuros de Negociação de Commodities (ou CFTC), a FTC e a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (ou SEC).

Em sua correspondência, Krishnamoorthi pede a agências governamentais por sugestões regulatórias e políticas, bem como sua opinião sobre a possibilidade de criptomoedas serem definidas como “commodities, valores mobiliários ou ambas”.

Embora exista uma incerteza em relação à opinião do governo americano sobre criptomoedas, as cartas do Comitê da Câmara sugerem que o governo federal queira obter evidências rapidamente e não quer mais ser apenas um observador no que alguns consideram ser uma indústria bastante mal regulamentada.

Parece que mais regulamentações nos EUA vêm por aí — e o Tornado Cash foi apenas a ponta do iceberg.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda prateada da Chainlink com reflexo em um fundo roxo

Chainlink sobe 18% ao lançar projeto piloto em Wall Street com JP Morgan, BNY Mellon e DTCC

A DTCC anunciou que acaba de concluir um projeto piloto de tokenização com gigantes de Wall Street, como JP Morgan e BNY Mellon, aproveitando o CCIP da Chainlink
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

Memecoin da rede Solana com tema GameStop sobe 1.900% e desperta febre do GME

A memecoin GME decolou na segunda-feira (13), entregando retornos consideráveis, superando os das ações da GameStop
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin voltam a captar mais US$ 100 mi por dia nos EUA; Ex-diretor da FTX pede 18 meses de prisão

Mercado também começa a se preparar para veredito final da SEC sobre os ETFs de Ethereum à vista
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

Os maiores tokens de jogos lançados em 2024 – até agora

O Notcoin aparece na lista dos maiores tokens de jogos deste ano, ao lado de Pixels, Portal, Saga e muito mais