Imagem da matéria: Dencun: Ethereum está prestes a decolar com importante atualização em março
Foto: Shutterstock

O proto-danksharding está quase chegando ao Ethereum.

Depois de realizar com sucesso um conjunto de testes, os principais desenvolvedores do Ethereum anunciaram na quinta-feira (8) que planejam implantar a atualização Dencun da rede por volta de 13 de março, inaugurando finalmente um conjunto de ferramentas que podem aumentar drasticamente a velocidade e a acessibilidade das transações do Ethereum.

Publicidade

O proto-danksharding, conhecido pela abreviação burocrática EIP-4844, é o recurso de destaque da próxima atualização Dencun.

O desenvolvimento, que foi antecipado por anos e paralisado várias vezes, é uma versão preliminar do danksharding, um processo que simplificará a forma como os dados são verificados nas redes de segunda camada do Ethereum. Em vez de verificar grandes quantidades de dados nos rollups do Ethereum, o danksharding fará uma amostragem e verificará pequenas partes dessas informações.

A chave para o recurso inicial de proto-danksharding a ser lançado na Dencun são os “blobs”, que armazenam temporariamente dados fora da rede para minimizar os custos de armazenamento e processamento no Ethereum.

Embora o Ethereum tenha dominado as criptomoedas por muito tempo como a principal rede para aplicativos descentralizados (dApps) e NFTs, a rede tem sido prejudicada por preços altos de gás e velocidades de transação defasadas.

As redes de escalonamento de segunda camada, como a Optimism e a Arbitrum, contornaram esses problemas construindo sobre a rede principal do Ethereum, mas “acumulando” muitas transações em uma unidade que é apresentada ao Ethereum como uma única transação. 

O proto-danksharding tornará as redes de segunda camada ainda mais eficientes e econômicas. Os desenvolvedores preveem que, eventualmente, após a implementação completa do danksharding, o ecossistema Ethereum será capaz de lidar com mais de 100 mil transações por segundo de forma econômica. 

Publicidade

A introdução do proto-danksharding pela Dencun constitui a atualização mais substancial do ecossistema do Ethereum desde a atualização de Xangai em abril de 2023, que permitiu que os stakers de Ethereum retirassem fundos depositados na rede.

Embora esse desenvolvimento tenha sido obviamente significativo devido ao capital de bilhões de dólares que desbloqueou, a implementação da Dencun terá, segundo todos os relatos, um impacto particularmente substancial na funcionalidade diária do ecossistema Ethereum.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Kanye West nega que vai lançar memecoin: “Moedas predam os fãs”

Kanye West nega que vai lançar memecoin: “Moedas predam os fãs”

Após falar sobre cripto no X, o rapper teve sua conta desativada por uma série de posts polêmicos
celular com logo da binance e bandeira dos EUA ao fundo

Binance e SEC fecham acordo para pausar processo por 60 dias

A moção afirma que a nova força-tarefa cripto sob a liderança da comissária da SEC, Hester Peirce, pode “impactar e facilitar a possível resolução deste caso”
moeda solana com grafico no fundo

Manhã Cripto: Bitcoin recua para US$ 95 mil e Solana desaba 8% com crise das memecoins

Solana (SOL) é a criptomoeda do top 10 que mais cai no dia, na semana e no mês
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether terá que vender reserva de Bitcoin para seguir novas leis dos EUA, diz JPMorgan

Dois projetos de lei nos EUA buscam regular stablecoins; se aprovados, Tether precisará ajustar suas reservas