Imagem da matéria: Dencun: Saiba tudo sobre a nova atualização do Ethereum e suas melhorias
Foto: Shutterstock

A rede de testes Goerli, da blockchain Ethereum, passou no início desta quarta-feira (17) pela instalação da atualização Dencun, que irá ampliar as possibilidades de escalar o ecossistema da segunda maior criptomoeda do mercado. O teste foi bem-sucedido, mas com diversos pontos de atenção, ressaltou Rony Szuster, analista de criptoativos do Research MB, em entrevista ao Portal do Bitcoin

O procedimento de hoje teve como um dos objetivos implementar o EIP (Proposta de Aprimoramento do Ethereum) 4844, que cria os “blobs”: um novo tipo de transação que é mais eficiente no armazenamento de dados. Também estão dentro desse pacote de atualizações os EIPs 1153, 4788, 5656, 6780 (veja abaixo o que cada proposta busca alterar na blockchain). 

Publicidade

“A atualização foi bem-sucedida, no sentido que começaram a gerar os blobs. As transações criadas estavam vazias, mas quanto a isso está tudo bem, pois não tinha ainda uma segunda camada nesta rede teste adaptada para usar as novas funcionalidades. Mesmo assim, é algo que deveria ser testado”, disse Szuster. 

Como pontos de atenção, o especialista ressalta que vários membros da rede tiveram problemas para sincronizar e que o índice de participação dos nós da rede foi de 80% em média, o que é um nível baixo para testes tão importantes. 

Porém, o que mais alertou Szuster foi o fato de a implementação do Dencun ter gerado um fork na rede. O pesquisador afirma que essa divisão na rede foi provavelmente causada por problemas com alguns clients dos nós, principalmente com o Prysm. 

“Isso é horrível e deixa claro os problemas nos membros da rede. Tudo bem que é uma rede de testes, que está para ser deprecada, então realmente os validadores não tem muita paciência de ficar atualizando os nós e participando. Mas o fato de ter ocorrido um fork é no mínimo preocupante e no máximo quer dizer que esse teste não serviu para nada”, afirma Szuster. 

Publicidade

O especialista aponta que o fato de os blobs terem sido gerados é uma boa notícia, por mostrar que a parte técnica da atualização está correta. Agora, o próximo passo é esperar até o dia 30 deste mês, quando a implementação será feita na Sepolia, a principal rede de testes do Ethereum. 

Lista de EIPs da Dencun

  • EIP-4844 (Proto-Danksharding): Abre caminho para a implementação completa do Danksharding, um passo à frente na jornada de escalabilidade do Ethereum.
  • EIP-1153: Visa economizar nos custos de armazenamento de dados on-chain, utilizando eficientemente o espaço do bloco.
  • EIP-4788: Busca reforçar a arquitetura de pontes cross-chain e pools de staking, melhorando segurança e funcionalidade.
  • EIP-5656: Propõe modificações sutis, porém significativas, no Ethereum Virtual Machine (EVM) para melhor desempenho.
  • EIP-6780: Defende a depreciação da função SELFDESTRUCT, eliminando assim a capacidade dos smart contracts serem terminados através deste código.

Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de ethereum com bandeira dos EUA

ETFs de Ethereum podem ter demanda menor do que prevista, diz Wintermute

Mesmo com uma demanda menor do que a observada nos fundos de Bitcoin, os ETFs de Ethereum poderiam fazer seu preço saltar 24%
Imagem da matéria: ETFs de Ethereum estreiam nos EUA com forte demanda e geram otimismo no mercado cripto

ETFs de Ethereum estreiam nos EUA com forte demanda e geram otimismo no mercado cripto

Logo nas primeiras 90 minutos de negociação, os ETFs de Ethereum movimentaram US$ 361 milhões (R$ 2 bilhões)
Imagem da matéria: ETFs de Ethereum superam último obstáculo e começarão a ser negociados terça-feira (23)

ETFs de Ethereum superam último obstáculo e começarão a ser negociados terça-feira (23)

A SEC deu as aprovações finais para os ETFs de Ethereum à vista, abrindo caminho para que comecem a ser negociados já na terça-feira (23)
Celular com logotipo da BInance

Binance lista novos pares para Ethereum, Pepe, BNB e Solana

A corretora também vai incluir os novos pares em seu serviço de robôs de negociação