Imagem da matéria: Dencun: Saiba tudo sobre a nova atualização do Ethereum e suas melhorias
Foto: Shutterstock

A rede de testes Goerli, da blockchain Ethereum, passou no início desta quarta-feira (17) pela instalação da atualização Dencun, que irá ampliar as possibilidades de escalar o ecossistema da segunda maior criptomoeda do mercado. O teste foi bem-sucedido, mas com diversos pontos de atenção, ressaltou Rony Szuster, analista de criptoativos do Research MB, em entrevista ao Portal do Bitcoin

O procedimento de hoje teve como um dos objetivos implementar o EIP (Proposta de Aprimoramento do Ethereum) 4844, que cria os “blobs”: um novo tipo de transação que é mais eficiente no armazenamento de dados. Também estão dentro desse pacote de atualizações os EIPs 1153, 4788, 5656, 6780 (veja abaixo o que cada proposta busca alterar na blockchain). 

Publicidade

“A atualização foi bem-sucedida, no sentido que começaram a gerar os blobs. As transações criadas estavam vazias, mas quanto a isso está tudo bem, pois não tinha ainda uma segunda camada nesta rede teste adaptada para usar as novas funcionalidades. Mesmo assim, é algo que deveria ser testado”, disse Szuster. 

Como pontos de atenção, o especialista ressalta que vários membros da rede tiveram problemas para sincronizar e que o índice de participação dos nós da rede foi de 80% em média, o que é um nível baixo para testes tão importantes. 

Porém, o que mais alertou Szuster foi o fato de a implementação do Dencun ter gerado um fork na rede. O pesquisador afirma que essa divisão na rede foi provavelmente causada por problemas com alguns clients dos nós, principalmente com o Prysm. 

“Isso é horrível e deixa claro os problemas nos membros da rede. Tudo bem que é uma rede de testes, que está para ser deprecada, então realmente os validadores não tem muita paciência de ficar atualizando os nós e participando. Mas o fato de ter ocorrido um fork é no mínimo preocupante e no máximo quer dizer que esse teste não serviu para nada”, afirma Szuster. 

Publicidade

O especialista aponta que o fato de os blobs terem sido gerados é uma boa notícia, por mostrar que a parte técnica da atualização está correta. Agora, o próximo passo é esperar até o dia 30 deste mês, quando a implementação será feita na Sepolia, a principal rede de testes do Ethereum. 

Lista de EIPs da Dencun

  • EIP-4844 (Proto-Danksharding): Abre caminho para a implementação completa do Danksharding, um passo à frente na jornada de escalabilidade do Ethereum.
  • EIP-1153: Visa economizar nos custos de armazenamento de dados on-chain, utilizando eficientemente o espaço do bloco.
  • EIP-4788: Busca reforçar a arquitetura de pontes cross-chain e pools de staking, melhorando segurança e funcionalidade.
  • EIP-5656: Propõe modificações sutis, porém significativas, no Ethereum Virtual Machine (EVM) para melhor desempenho.
  • EIP-6780: Defende a depreciação da função SELFDESTRUCT, eliminando assim a capacidade dos smart contracts serem terminados através deste código.

Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo

You May Also Like
Imagem da matéria: Vitalik alerta para risco de complexidade nas redes de segunda camada do Ethereum

Vitalik alerta para risco de complexidade nas redes de segunda camada do Ethereum

“Pode realmente valer a pena adicionar algumas funcionalidades de L1 bastante sofisticadas para reduzir a carga de código dos L2s”, afirma Vitalik
Vitalik-Buterin-Ethereum

Vitalik Buterin sugere uso de IA para a descoberta de bugs em códigos de projetos blockchain

Para o criador do Ethereum, uma verificação formal assistida de código com inteligência artificial pode mudar significativamente o jogo em relação a bugs
Imagem da matéria: Ethereum registra alta de 28% no mês e otimismo cresce com Dencun

Ethereum registra alta de 28% no mês e otimismo cresce com Dencun

Melhoria técnica promete reduzir os custos de disponibilidade de dados, aumentar escalabilidade
Bandeira com o logotipo da Coinbase se mov eao ar l ivre

Coinbase apoia ETF de Ethereum da Grayscale: ‘Virtualmente idêntico a ETFs de Bitcoin’

Citando a configuração técnica e a capitalização de mercado do Ethereum, a Coinbase acredita que a SEC deveria aprovar um ETF spot de ETH