Logomarca do projeto Pi Network
Foto: Divulgação

A corretora de criptomoedas chinesa Huobi comunicou na segunda-feira (26) que vai considerar a listagem da criptomoeda PI Network (PI) após o lançamento de sua rede principal. Atualmente, o protocolo da PI funciona através de um aplicativo em sua forma beta. No passado, porém, a campanha do app foi comparada com as de marketing multinível e de pirâmides financeiras.

Contudo, a corretora afirma que pode listar o token após a recomendação positiva da comunidade Pi Network, pois “a Huobi sempre se comprometeu a apoiar os principais projetos em suas relações com a comunidade”.

Publicidade

“Assim que a rede principal for atualizada com sucesso, o Pi será revisado para listagem o mais rápido possível”, diz a nota da Huobi.

Sobre o projeto, a corretora ressalta uma das principais funções prometidas pelo sistema, que é permitir a mineração da PI em um celular sem comprometer a bateria do aparelho.

Ressalta, também, que “o blockchain da Pi protege não apenas as transações econômicas por meio de um sistema de meritocracia móvel, mas também uma experiência completa da Web 3.0, na qual os desenvolvedores da comunidade podem criar aplicativos descentralizados (dApps) para milhões de usuários”.

Os debates acerca do projeto, contudo, não se baseiam somente em sua fácil mineração, mas na sua utilidade, por exemplo, o que ele tem a entregar.

Publicidade

Promessas da PI Network

A criptomoeda Pi Network foi lançada no final de 2019 por egressos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, com a promessa de ser uma fonte de renda extra para as pessoas. No entanto, a campanha do app parecida com as de marketing multinível e pirâmides financeiras passou a ser debatida há cerca de dois anos.

Isso porque na época, para supostamente ganhar dinheiro com a criptomoeda, os usuários precisavam apenas baixar o aplicativo e após realizar um cadastro, acessá-lo a cada 24 horas para fazer check-in. Recompensas futuras eram prometidas para usuários que trouxessem novos usuários.

Os tokens, contudo, ficariam armazenadas no sistema com valor dado pela própria comunidade, ou seja, sem estar atrelado a uma moeda fiduciária. Em caso da Huobi — ou outra corretora — listar o PI, então um valor de mercado aparecerá.

Mas, por enquanto, a Pi Network não pode ser considerada uma fraude porque os usuários não alocam dinheiro. Cabe ao usuário, porém, decidir se vai disponibilizar seus dados pessoais, já que o aplicativo necessita de KYC.

  • Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB
Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Tokenização, Inteligência Artificial e tendências: último episódio do podcast do MB discute “o dinheiro do amanhã”

Tokenização, Inteligência Artificial e tendências: último episódio do podcast do MB discute “o dinheiro do amanhã”

Com visão de inclusão financeira, acesso à tecnologia e desenvolvimento global, especialistas destacam os desafios da economia exponencial
Reddit, criptomoedas, blockchain

Moons sobe 154% no mês após queima de 98 mil tokens e renuncia oficial do Reddit

O Reddit “renunciou oficialmente” ao contrato do Moons, tornando o token totalmente descentralizado
Imagem da matéria: Chainalysis faz webinar sobre o cenário das criptomoedas no Brasil em 2024

Chainalysis faz webinar sobre o cenário das criptomoedas no Brasil em 2024

Evento contará com a participação do diretor de novos negócios do Mercado Bitcoin, diretor jurídico da ABcripto e integrante da Chainalysis
Imagem da matéria: Rede de segunda camada do Ethereum, Blast já tem R$ 1,8 bilhão aplicados por usuários

Rede de segunda camada do Ethereum, Blast já tem R$ 1,8 bilhão aplicados por usuários

A ideia do Blast é que os usuários depositem criptomoedas, principalmente Ethereum (ETH) e stablecoins, para obter retornos com staking