Imagem da matéria: Pi Network: a criptomoeda que promete te deixar rico, mas parece uma fraude
Pi Network (Foto: Divulgação)

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização da AIMultiple, onde o artigo originalmente foi escrito.

Geralmente, não escrevemos sobre assuntos relacionados a “negócios para o consumidor” (ou B2C, na sigla em inglês), mas abrimos uma exceção para assuntos onde buscamos por respostas, mas não as encontramos facilmente.

Publicidade

Este é um assunto relacionado a investimentos, então lembre-se da nossa declaração de isenção.

Não esperamos que ninguém, além dos fundadores, se beneficie da Pi Network de forma significativa, pois usuários estão alocando valor no aplicativo sem benefícios tangíveis (exceto, talvez, psicológicos).

O aplicativo não fornece qualquer utilidade para seus usuários além da funcionalidade, como a troca de mensagens dentro do aplicativo. Grande parte dos usuários o mantém na esperança de que, em algum momento, irão converter suas moedas em valor.

O aplicativo funciona como um sistema de venda direta ou marketing afiliado, prometendo recompensas futuras para usuários que trouxerem novos usuários.

Alguns usuários dedicam mais tempo e esforço para integrar novas pessoas, conforme diversos usuários acrescentam seus códigos como comentários neste artigo.

Achamos essa estratégia bem parecida com a de marketing multinível (MLM), pois inclui vendas diretas e fornece possíveis benefícios para usuários antigos (como a mineração a uma taxa elevada). No entanto, vendas afiliadas ou diretas possivelmente são analogias melhores;

Publicidade

Usuários estão colocando valor ao aplicativo. Existem centenas de publicações na internet, afirmando que a Pi Network não é uma fraude porque usuários não alocam seu dinheiro.

O tempo e o dado dos usuários são valiosos para eles, mas estão sendo gastos no aplicativo. Veja a nossa análise sobre a política de privacidade do aplicativo, suas coletas de dados, permissões e softwares de terceiros incluídos no aplicativo.

Acreditamos que é bem improvável que o aplicativo crie valor no futuro, apesar de suas afirmações de que “o aplicativo cria valor limitado”.

Usuários não criam valor, exceto pelo fornecimento de suas informações ao aplicativo móvel, pela visualização de anúncios ou pelo envio de mensagens para outros usuários. É improvável que o valor dessas atividades gere riqueza significativa para sua ampla base de usuários.

Publicidade

Algumas de suas atuais práticas também são usadas em fraudes: fundadores já estão se beneficiando com o aplicativo. No lançamento, apresentaram anúncios opcionais em vídeos para monetizar com a ativa base de usuários.

O aplicativo também possui um processo de identificação de clientes (ou KYC, na sigla em inglês) de coleta de informações de passaporte. Ter uma audiência verificada por meio de um processo de KYC pode aumentar as receitas baseadas em anúncios.

Não somos contra empresas financiadas por anúncios, pois também somos um negócio, fornecemos percepções e nossa audiência visualiza anúncios em nossas páginas.

No entanto, quando empresas que visam lançar recursos adicionais (como o lançamento de moedas em corretoras) começam a monetizar com sua audiência, podem criar um conflito de interesse.

Seu marketing foca no currículo acadêmico de seus usuários. De forma parecida, OneCoin, uma fraude em blockchain sem infraestrutura blockchain, dependia da experiência de seu fundador na McKinsey como uma estratégia de marketing.

Publicidade

Após compartilhar isso com entusiastas da Pi Network, eu geralmente escuto que não entendo do que se tratam as criptomoedas.

Por uma questão de clareza, invisto em cripto desde 2017 e estou de olho em novos desenvolvimentos no setor cripto. Por exemplo, aqui estão as nossas recomendações de corretoras cripto.

Para mais informações:

Como funciona a Pi Network?

É um aplicativo onde usuários entram todos os dias e clicam em um botão para obter moedas digitais. Não existe um mecanismo “proof of work” sendo implementado; apenas entram e clicam em um botão. Essa moeda ainda não é negociada, então não possui valor.

O aplicativo cresce por meio do convite para que mais usuários entrem na plataforma. Isso faz com que ganhem mais criptomoedas todos os dias. É um modelo comum em esquemas de pirâmide e marketing multinível (MLM).

O ativo da Pi Network pode se tornar valioso no futuro?

É claro que sim. Aqui, fizemos uma análise baseada em evidências e também existem indícios de que PI Network está ao menos tentando criar algo que possua valor:

Publicaram um whitepaper bem completo, destacando suas ambições, mas sem fornecer detalhes técnicos de como seu Pi Stack irá funcionar.

Publicidade

Um de seus objetivos é que outros aplicativos sejam desenvolvidos na Pi Network, a fim de se beneficiarem da atenção de usuários da rede.

Isso nos lembra os modelos “pay to surf” (ou “pague para navegar”, em português) da febre das pontocom, quando empresas instalavam softwares nos dispositivos de usuários e atuavam como um intermediário entre usuários e anunciantes sem gerar benefícios significativos para parte alguma.

A equipe da Pi Network está trabalhando no desenvolvimento de uma comunidade para a criação de aplicativos em sua plataforma, o que pode acrescentar valor.

Dado o valor do tempo do desenvolvedor e do atual status de teste da Pi Network, pode ser desafiador fazer com que atrativos aplicativos de terceiros sejam desenvolvidos na plataforma.

No entanto, estão tentando fazer isso por meio de um hackathon e publicando um Kit de Desenvolvimento de Software (SDK) para que aplicativos externos realizem transações com a moeda Pi.

Vamos verificar quem serão os ganhadores do hackathon e fornecer uma atualização a este artigo.

A equipe afirma ter executado, em 2020, um teste-piloto para que pessoas negociassem bens e serviços usando o token Pi. Em vez de realizar pilotos, poderiam ter listado sua moeda em uma corretora, conforme foi feito por empresas como electroneum (ETN).

Usuários da Pi afirmam que a abordagem da equipe em bifurcar o blockchain de código aberto Stellar, a fim de desenvolver suas implementações, exige um esforço significativo por conta de diversos motivos e que esse é o motivo para o atraso.

Não saberemos até vermos a rede principal, já que os critérios de lançamento da rede principal estão bem vagos no whitepaper. A rede principal será lançada quando a comunidade sentir que é a hora certa e testes significativos forem finalizados.

De acordo com sua página no LinkedIn, possuem 162 funcionários. No entanto, muitas das pessoas que afirmam trabalhar lá são usuários, com títulos de “Trader de Criptomoedas”.

Ainda não analisamos cada perfil, mas parece haver um grupo de pessoas trabalhando para criar algo. Pode ser a próxima versão do aplicativo ou da rede blockchain, mas isso é difícil de verificar ao analisar a empresa pelo “lado de fora”.

Verificamos que possuem uma versão para testes de seu blockchain e que usuários afirmam terem compartilhado parte de seu código no GitHub.

Seus fundadores estudaram e trabalharam na Universidade de Stanford. Apesar de isso ser algo bom, as pessoas nunca reparam que Warren Buffet, Jeff Bezos, o escritor deste artigo e diversos fundadores de negócios estudaram em universidades de renome (como universidades da Ivy League nesses exemplos).

Isso porque suas empresas raramente usam esses fatos. Com base em nossas observações, o sucesso comercial é bem mais importante e um indicador bem melhor de empresas de sucesso do que currículos acadêmicos.

Pi Network tem um crescimento significativo. Possuem mais de 250 mil resenhas e uma boa nota na Google Play Store. No entanto, modelos parecidos com o marketing multinível (MLM) tendem a gerar um crescimento acelerado.

A Pi Network pode te deixar rico?

É improvável. Para nós, a questão não é por que não lançaram o blockchain e a corretora. São tarefas corriqueiras de engenharia de software. Temos duas teorias:

1 Podem estar esperando que a base de usuários atinja um tamanho suficiente para que possam gerar valor para anunciantes.

No entanto, não acreditamos que grandes anunciantes vão colocar anúncios em uma rede onde usuários entram para ganhar dinheiro pela visualização de anúncios.

Nenhuma atingiu uma adesão em massa. Isso porque é mais valioso que anunciantes se promovam em sites que são utilizados, pois fornecem valor a usuários (informações, conexões com amigos etc.).

2 Conforme mencionado por alguns comentaristas, como Jennifer Vanessa Kaiser, a equipe fundadora pode estar preocupada de que quando a moeda for listada em uma corretora, haverá uma febre de vendas. Em seguida, a moeda poderá não ser valiosa o suficiente para que pessoas continuem entrando e clicando nela. Sonhos motivam mais do que valor verdadeiro:

Resumindo: suas moedas podem ter valor, mas não sonhe demais. Outros experimentos, como electroneum, só geram lucro de poucos euros por mês a seus usuários.

Existem aplicativos gratuitos que pagam seus usuários?

Sim. O navegador Brave substitui anúncios em sites com seus próprios anúncios e compartilha valor com seus usuários.

Também existem outros aplicativos gratuitos que fornecem criptomoedas. No entanto, não nos deparamos com nenhum que forneça uma moeda negociável de graça.

Bee Network

É um clone do conceito da Pi Network com ainda menos transparência. Você pode passar reto, a menos que goste de fornecer dados para pessoas anônimas. Leia mais sobre por que achamos que é uma fraude perigosa.

Electroneum ETN

O conceito da Pi Network é um clone da ETN, mas sem uma moeda negociável. Porém, ETN lançou sua moeda em corretoras, negociada desde 2017. Não fornece mais moedas gratuitas. Entenda mais sobre o que também pode acontecer com a Pi Network.

Analisamos outras criptomoedas bem parecidas e que utilizam um conjunto consistente de métricas.

Também avaliamos o estado do bitcoin em 2020 usando as mesmas métricas para fornecer uma ideia de como o teríamos avaliado.

É claro que parece ser uma conclusão perfeita, mas acreditamos que nosso critério para a avaliação de criptomoedas é amplo e temos uma chance de obter um poder de previsão.

O que você deve fazer?

Eu não instalaria o aplicativo. Você sempre pode argumentar que é uma perda de tempo dar uma chance ao aplicativo. No entanto, essa afirmação faria com que alguém seguisse um agente desonesto que promete valor futuro. Não existem promessas escassas e vazias no mundo, então tentamos gastar nosso tempo de uma forma mais cuidadosa.

No entanto, se você já tem o aplicativo instalado, você pode esperar que os fundadores desenvolvam algo que tenha valor significativo.

Caso você tenha chegado aqui de paraquedas, buscando novas formas de enriquecer sem muito esforço, recomendamos que você analise outras formas.

De acordo com Buda, “nossa mera existência é um sofrimento” e, segundo Karl Marx, “viver é sofrer”. Não encontramos atalhos, mas um esforço consistente por mentes flexíveis e abertas tende a valer a pena.

Em vez de tais esquemas, você pode aprender novas habilidades que podem compensar mais.

O que a equipe da Pi Network tem a dizer sobre isso?

Nada até agora. Pedimos comentários por meio de seu formulário de contato. A comunidade contribuiu nos comentários e nos ajudaram a tornar esse artigo mais preciso.

Sobre o autor

Cem Dilmegani é um engenheiro de computação e consultor financeiro com MBA pela Columbia Business School. Em 2017, ele fundou a AIMultiple, um marketplace global de soluções de tecnologia emergentes como AI, IoT e RPA.

VOCÊ PODE GOSTAR
Pessoa inserindo chip no celular

Justiça manda TIM pagar R$ 21 mil a cliente que teve celular clonado e perda de criptomoedas

A partir da clonagem do celular, os invasores tiveram acesso ao email e posteriormente a uma carteira cripto na Binance
Joe Biden posa para foto

Biden expulsa mineradora cripto chinesa de área próxima a base militar: “Risco de espionagem”

O governo afirma que a MineOne possui equipamentos especializados de origem estrangeira potencialmente capazes de facilitar atividades de vigilância e espionagem
hackers em frente a computadores

Exchange de criptomoedas Rain perde US$ 14,8 milhões em ataque hacker

A exchange disse que já tomou as medidas necessárias e que todas as sua atividades estão funcionando normalmente, inclusive saques
Imagem da matéria: Minerador sortudo de Bitcoin resolve bloco sozinho e fatura R$ 1 milhão

Minerador sortudo de Bitcoin resolve bloco sozinho e fatura R$ 1 milhão

Minerador solo completou o bloco 843.231 do Bitcoin usando software da CKpool