Imagem da matéria: Cada tuíte um sentimento: estudantes brasileiros analisam correlação entre  Twitter e Bitcoin
Foto: Shutterstock

O Efeito do Observador na Física Quântica estabelece que o próprio ato de olhar para uma partícula muito pequena influencia no comportamento dela. Daí que gerar dados perfeitos se torna impossível, pois não se sabe se o espetáculo é igual no ensaio solitário ou sob o escrutínio atento da plateia.

Esse foi um dos desafios que um grupo de estudante se propôs a solucionar ao fazer o projeto “Análise de sentimento baseada em posts no Twitter e sua interrelação com o preço de criptoativos”.

Publicidade

O estudo foi inscrito em uma competição da Fundação Getúlio Vargas e ficou na terceira colocação. O time foi formado por Felipe Gabriel (UFSC), Guilherme Terriaga (UMC), Matheus Konstantinidis (UFSC), Pedro H. Anjos (UFSC) e Vinícius Custódio (UDESC).

O objetivo foi entender a correlação: o preço do bitcoin sobe ou desce por conta dos tuítes, ou os tuítes são feitos pelo fato de os preços flutuarem?

“Na extração de dados nossa premissa foi: o mercado é feito por pessoas, pessoas são impactadas por sentimentos; sentimentos afetam o mercado de alguma forma? Então a gente escolheu o Twitter para ‘minerar’ essas ontologias que representam algo, partindo do princípio de que toda frase tem um sentido e é uma expressão de algo, no caso, sentimentos”, afirma Guilherme Terriaga, estudante da UMC em entrevista ao Portal do Bitcoin.

Saindo do campo teórico e indo para o prático, Terriaga explica que o grupo utilizou uma técnica chamada web scraping para captar os tuítes e uma API da própria rede social para colher alguns dados referentes a volume de publicações.

Publicidade

“Então no web scraping, fazendo uma busca por ‘Bitcoin’ e ‘BTC’, em tuítes em inglês, geramos um dataset e tratamos ele, tornando os dados mais cozidos para uma análise”, disse.

Os sentimentos de cada tuíte

A parte do tratamento dos dados após a coleta foi explicada por Felipe Gabriel, da Universidade Federal de Santa Catarina. O estudante conta que o grupo atribuiu um score de sentimentos para cada tuíte.

Esse score de sentimentos foi dado por um parâmetro nomeado polaridade, que é fornecido por um módulo em python chamado TextBlob.

“Fizemos isso para todos os tuítes num certo dia e fizemos a média ponderada por comentários, retuítes e likes desses scores de sentimentos no dia, para considerar o ‘impacto’ do tuíte digamos. Daí, após isso, agregamos essas médias ponderadas numa soma e tratamos como um indicador único, fazendo a correlação dele com o preço em seguida para tentar validá-lo”, conta Gabriel.

Publicidade

Mas afinal, havia correlação?

“Sim, obtivemos uma correlação de .77 [ de um indicador que vai até 1] nos últimos quatro anos para cá. Foi bem expressiva, no entanto, em momentos longos de lateralização do mercado, ela caia, fazendo com que o mercado ficasse mais ‘racional’, pois as redes sociais ficam menos movimentadas – essa é uma hipótese nossa”.

O ovo e a galinha

Mas como saber quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, ou mesmo, para quem for mais velho, se a bolacha é “fresquinha porque vende mais ou vende mais por que é fresquinha”.

“Nós fizemos alguns testes de correlação em janelas móveis, no entanto os jurados nos recomendaram, para evitar a chamada ‘regressão espúria’, utilizar alguns testes estatísticos como o de Durbin-Watson, que serve para ver se não foi apenas coincidência os resultados darem tão certos.  Além disso, fomos atrás de ver se as conclusões das análises se mantém caso a gente observe as séries mas deslocadas no tempo, ou seja, ver se o valor do nosso indicador na semana anterior teve impacto no preço ainda assim”, afirma Gabriel.

O resultado do trabalho em grupo é um software que no momento está apenas em utilização acadêmica por eles, mas está nos planos lançar uma versão para fins comerciais.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code deste domingo (21)

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code deste domingo (21)

Procurando o combo diário e o código cifrado de domingo, 21 de julho? Aqui está o que você precisa para ganhar moedas no jogo Hamster Kombat do Telegram
Imagem da matéria: BitMEX se declara culpada de violar lei de sigilo bancário nos EUA

BitMEX se declara culpada de violar lei de sigilo bancário nos EUA

O Departamento de Justiça dos EUA disse que a BitMEX se envolveu em “evasão intencional” das leis combate à lavagem de dinheiro
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank Cripto expande funcionalidade de alerta de preços de criptomoedas

É possível ativar o recebimento de alertas a partir de variações de preço de 3%, 6% ou 9% – sempre dentro de um período de 24 horas
hamster kombat jogo telegram

Hackers tentam roubar criptomoedas de jogadores do Hamster Kombat

Os golpistas têm anunciado falsos airdrops e pré-venda do token que ainda não existe