Nesta sexta-feira (20), Binance, a maior corretora de criptomoedas da indústria, anunciou a integração com a Optimism, solução de escalabilidade em segunda camada do Ethereum.
Porém, neste momento, a corretora só oferece depósitos. Saques só estarão disponíveis quando houver uma maior liquidez. “A Binance irá disponibilizar saques de ETH para a Optimism Network quando houver ativos suficientes em nossa carteira”, de acordo com o anúncio.
A Optimism é uma solução de escalabilidade em segunda camada para o Ethereum que visa reduzir custos e melhorar os intervalos entre transações — um calcanhar de Aquiles para muitas redes blockchain.
À medida que o Ethereum se tornou a principal plataforma para diversas atividades de Finanças Descentralizadas (ou DeFi, na abreviatura em inglês) e de tokens não fungíveis (ou NFTs), custos da rede dispararam em meio à volatilidade de mercado, uma popular venda de NFT ou por conta do surgimento de um novo serviço de “yield farming” (para a maximização de lucro).
Soluções de escalabilidade, como Polygon, Arbitrum e Optimism, surgiram para solucionar exatamente esses problemas.
Geralmente, os custos relacionados a uma transação blockchain são o custo de processamento e armazenamento de informações. Essas soluções afastam a atividade da custosa rede principal. Quando uma série de transações ou operações cripto é concluída, o resultado dessas atividades (quem possui quais moedas e a quantidade, por exemplo) é enviado e assegurado na rede principal.
Leia Também
Isso alivia o congestionamento ao reduzir a quantidade de informações que uma blockchain de camada-base precisa validar e assegurar.
O custo de gas da Optimism, por exemplo, é 98 vezes menor do que o do Ethereum, segundo dados da Dune Analytics.
Crescimento da Optimism
Optimism está se tornando cada vez mais popular, com um valor total bloqueado (ou TVL) de US$ 288 milhões e quase 40 diferentes projetos DeFi usando a tecnologia, de acordo com dados do DeFi Llama.
Além da Binance, outras corretoras de criptomoedas também começaram a integrar redes de segunda camada.
FTX, a crescente corretora cripto liderada por Sam Bankman-Fried, integrou Arbitrum, outra solução de escalabilidade do Ethereum em fevereiro. KuCoin também acrescentou suporte para a Optimism em abril.
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.