Fachada da sede do Banco Central do Brasil
Foto: Shutterstock

Nesta quinta-feira (11), o Banco Central do Brasil publicou a Portaria Nº 117.231 que institui o Fórum do Real Digital, um comitê para discussões relacionadas ao Real Digital, criptomoeda controlada pela entidade.

O fórum contará com a coordenação do Departamento de Operações Bancárias e de Pagamentos (DEBAN) e a participação de alguns servidores públicos, profissionais privados ou membros autorizados da sociedade.

Publicidade

Exercendo o papel de um comitê consultivo permanente que funcionará como canal de comunicação com os agentes e as entidades representativas de instituições reguladas pelo BC e com outros setores envolvidos, viabilizando consultas, trocas de informações e a adequada orientação das expectativas acerca do Piloto do Real Digital, do desenvolvimento da plataforma do Real Digital e de outros temas relacionados ao Real Digital.

Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União, poderão integrar o comitê:

  • I – instituições reguladas pelo BCB;
  • II – desenvolvedores ou provedores de aplicações ou serviços baseados na adoção de tecnologia de registro distribuído (DLT);
  • III – provedores e potenciais provedores de serviços de tecnologia da informação; e
  • IV – servidores do Banco Central do Brasil e de outros órgãos e entidades reguladoras cujas atribuições se relacionem aos assuntos objeto de discussão no âmbito do Fórum Real Digital.

A critério do Coordenador, poderão ser convidados a participar das reuniões do Fórum do Real Digital ou de grupos de trabalho temáticos membros de outros segmentos da sociedade civil, inclusive da indústria ou da academia.

A Portaria também define as funções do Coordenador do Fórum do Real Digital e autoriza o economista do Banco Central, Fabio Araujo, a substituir o DEBAN na função de coordenador em caso de ausência.

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com logotipo da Receita Federal sobre notas de reais

Malha fina: Receita notifica investidor de criptomoedas três anos e meio depois; entenda

Segundo Secretaria Especial da Receita Federal, o aviso ao contribuinte visa “verificar, exclusivamente, atos praticados por terceiros”
Cyllas Elia, CEO do 2GO Bank

Caso 2Go Bank: Policial e empresários são denunciados por lavar dinheiro para o PCC

Os denunciados atuavam por meio do fracionamento de transações, criptomoedas e ‘laranjas’
farao do bitcoin glaidson

Disputa de R$ 72 milhões doados pelo “Faraó do Bitcoin” à Igreja Universal vira caso empresarial, diz O Globo

Administradores judiciais defendem que valores sejam destinados aos credores da GAS Consultoria