Fachada da sede do Banco Central do Brasil
Foto: Shutterstock

Nesta quinta-feira (11), o Banco Central do Brasil publicou a Portaria Nº 117.231 que institui o Fórum do Real Digital, um comitê para discussões relacionadas ao Real Digital, criptomoeda controlada pela entidade.

O fórum contará com a coordenação do Departamento de Operações Bancárias e de Pagamentos (DEBAN) e a participação de alguns servidores públicos, profissionais privados ou membros autorizados da sociedade.

Publicidade

Exercendo o papel de um comitê consultivo permanente que funcionará como canal de comunicação com os agentes e as entidades representativas de instituições reguladas pelo BC e com outros setores envolvidos, viabilizando consultas, trocas de informações e a adequada orientação das expectativas acerca do Piloto do Real Digital, do desenvolvimento da plataforma do Real Digital e de outros temas relacionados ao Real Digital.

Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União, poderão integrar o comitê:

  • I – instituições reguladas pelo BCB;
  • II – desenvolvedores ou provedores de aplicações ou serviços baseados na adoção de tecnologia de registro distribuído (DLT);
  • III – provedores e potenciais provedores de serviços de tecnologia da informação; e
  • IV – servidores do Banco Central do Brasil e de outros órgãos e entidades reguladoras cujas atribuições se relacionem aos assuntos objeto de discussão no âmbito do Fórum Real Digital.

A critério do Coordenador, poderão ser convidados a participar das reuniões do Fórum do Real Digital ou de grupos de trabalho temáticos membros de outros segmentos da sociedade civil, inclusive da indústria ou da academia.

A Portaria também define as funções do Coordenador do Fórum do Real Digital e autoriza o economista do Banco Central, Fabio Araujo, a substituir o DEBAN na função de coordenador em caso de ausência.

VOCÊ PODE GOSTAR
logo do bitcoin em cima de livro

Goiânia recebe lançamento do livro “101 Perguntas Sobre Bitcoin”

A obra da Editora Portal do Bitcoin escrita pelo engenheiro Breno Brito serve como um guia para compreensão da criptomoeda mais popular do mundo; veja como participar
Fotos dos equipementos de mineração de criptomoedas operados com furto de eletricidade em Canela, RS

Polícia Civil do RS fecha fazenda de mineração de criptomoedas que lucrava R$ 400 mil por mês

Além de crime de furto de energia, casal preso responderá por porte ilegal de arma e lavagem de dinheiro
Policiais federais fotografados de costas

PF e Receita Federal caçam grupo suspeito de lavagem de dinheiro com criptomoedas

Policiais federais e auditores-fiscais se mobilizaram em quatro estados para cumprir mandados de prisão, busca e apreensão em um esquema de importações ilegais
Sede da Braiscompany em Campina Grande, Paraíba

TRF anula contrato e Braiscompany é condenada a pagar R$ 50 mil a cliente

O contrato de serviço de cessão temporária de criptoativos foi anulado pela 17ª Vara Cível de Brasília