O Senado dos EUA deve aprovar na próxima semana o projeto de lei GENIUS Act, uma legislação que vai regulamentar as stablecoins, informou Fortune nesta terça-feira (17). De acordo com a publicação, 18 senadores democratas se uniram à maioria republicana para aprovar, por 53 votos a 47, o projeto de lei bipartidário em uma votação preliminar.
O projeto de lei agora será enviado à Câmara dos Deputados para possíveis revisões, com a previsão de que seja aprovado na próxima terça-feira (24), já que a votação exige apenas maioria simples. O obstáculo maior, ressalta a publicação, já foi superado no mês passado, com uma votação de 68 a 30.
Contudo, o projeto de lei tem enfrentado mais resistência do que o inicialmente esperado, sendo que a maioria dos democratas se opõe à legislação, levantando preocupações de que a medida pode contribuir com interesses financeiros pessoais do presidente dos EUA Donald Trump no setor de criptomoedas.
Leia Também
Conforme explica a Fortune, há uma disposição no projeto de lei que proíbe membros do Congresso e suas famílias de lucrar com stablecoins, mas que não se estende ao presidente e sua família. Vale lembrar que Trump e família detém uma grande participação do World Liberty Financial, um projeto cripto com foco em DeFi que possui sua pŕopria stablecoin, USD1.
Em resumo, o governo apoia amplamente o crescimento das criptomoedas e sua integração à economia. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou na semana passada que a legislação poderia ajudar a impulsionar o mercado de stablecoins dos EUA para além de US$ 2 trilhões até o final de 2028.