Elizabeth Warren, senadora democrata de Massachusetts, novamente virou o centro das atenções por seus comentários sobre o crescente setor de Finanças Descentralizadas (ou DeFi, na sigla em inglês) e o papel das stablecoins nesse nicho.

Em uma audiência do Comitê de Bancos, Habitação e Assuntos Urbanos do Senado nessa terça-feira (14), Warren descreveu stablecoins como “a forma vital do ecossistema DeFi”, onde são usadas para negociação entre diferentes moedas, além da tomada e concessão de empréstimos de dinheiro fora do sistema bancário regulamentado.

Publicidade

Stablecoins são criptomoedas que afirmam serem lastreadas 1:1 a moedas, como o dólar americano, ou seja, diferente do bitcoin (BTC) ou de muitas outras criptomoedas no mercado, seus preços devem permanecer estáveis.

Warren também afirmou que stablecoins apresentam riscos a consumidores e à economia, pois estão “sustentando uma das partes mais duvidosas do mundo cripto, DeFi, onde clientes estão menos protegidos de sofrerem golpes”.

Segundo Warren, DeFi são “onde a regulação é bastante ausente e (nenhuma surpresa) onde fraudadores, trapaceiros e vigaristas se misturam entre investidores de meio período e traders iniciantes de criptomoedas”.

“Nossos reguladores precisam levar a sério a repressão antes que seja tarde demais”, afirmou ela.

Na mesma audiência, o senador Sherrod Brown, colega de partido de Warren, classificou stablecoins como “dinheiro mágico”, afirmando que não são descentralizadas nem transparentes.

Publicidade

“Se você põe seu dinheiro em stablecoins, não há garantia de que você o terá de volta”, alertou o senador de Ohio.

A guerra contínua de Warren contra as criptomoedas

Os comentários recentes de Warren sobre DeFi e stablecoins são apenas os mais novos de sua crítica contínua sobre a ampla indústria de criptomoedas.

Em julho, Warren enviou uma carta à secretária do Tesouro Americano Janet Yellen, pedindo por mais supervisão da indústria.

“Todos os sinais de alerta estão piscando”, disse Warren na época. “O hype, a volatilidade, as ferozes afirmações que são falsos. Conforme o mercado cripto cresce, também crescem os riscos de nossa estabilidade financeira e economia.”

Este mês, em conformidade com a popular narrativa de mudança climática, ela também criticou a empresa nova-iorquina de mineração de bitcoin Greenidge Generation, levantando preocupações sobre seu impacto no meio ambiente.

Publicidade

Antes disso, em entrevista à CNBC, Warren havia afirmado que “uma das coisas mais fáceis e menos danosas que podemos fazer para combater a Crise Climática é reprimir criptomoedas que geram desperdício ambiental”.

Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Presidente da Colômbia é suspeito de ter recebido financiamento ilegal de empresa cripto

Presidente da Colômbia é suspeito de ter recebido financiamento ilegal de empresa cripto

Campanha do atual presidente da Colômbia em 2022 teria tido apoio ilegal da empresa de criptomoedas Daily Cop
Imagem da matéria: BitcoinToYou: E-mails mostram que corretora “emprestava” Bitcoin de clientes sem informá-los

BitcoinToYou: E-mails mostram que corretora “emprestava” Bitcoin de clientes sem informá-los

O processo entre os sócios da empresa levou três anos para ser aberto, indicando que a BitcoinToYou já enfrentava problemas bem antes da crise atual de saques. Processo entre irmãos sócios e volumes “mortos” da BitcoinToYou indicam que a empresa estava com problemas sérios muito antes de travar os saques em abril
comprimidos de ecstasy Polícia SP

Polícia apreende ‘balas’ de ecstasy com símbolo de Bitcoin durante prisão

Ocorrência no litoral de SP culminou em prisão em flagrante por tráfico de drogas
Pirâmide montada com notas de dólar

FBI prende golpista acusado de lucrar R$ 220 milhões com esquema ponzi de criptomoedas

O homem de Manhattan gastou o dinheiro dos investidores em jogos, lojas e escola dos filhos; agora, pode enfrentar 20 anos de prisão