Elizabeth Warren, senadora democrata de Massachusetts, novamente virou o centro das atenções por seus comentários sobre o crescente setor de Finanças Descentralizadas (ou DeFi, na sigla em inglês) e o papel das stablecoins nesse nicho.

Em uma audiência do Comitê de Bancos, Habitação e Assuntos Urbanos do Senado nessa terça-feira (14), Warren descreveu stablecoins como “a forma vital do ecossistema DeFi”, onde são usadas para negociação entre diferentes moedas, além da tomada e concessão de empréstimos de dinheiro fora do sistema bancário regulamentado.

Publicidade

Stablecoins são criptomoedas que afirmam serem lastreadas 1:1 a moedas, como o dólar americano, ou seja, diferente do bitcoin (BTC) ou de muitas outras criptomoedas no mercado, seus preços devem permanecer estáveis.

Warren também afirmou que stablecoins apresentam riscos a consumidores e à economia, pois estão “sustentando uma das partes mais duvidosas do mundo cripto, DeFi, onde clientes estão menos protegidos de sofrerem golpes”.

Segundo Warren, DeFi são “onde a regulação é bastante ausente e (nenhuma surpresa) onde fraudadores, trapaceiros e vigaristas se misturam entre investidores de meio período e traders iniciantes de criptomoedas”.

“Nossos reguladores precisam levar a sério a repressão antes que seja tarde demais”, afirmou ela.

Na mesma audiência, o senador Sherrod Brown, colega de partido de Warren, classificou stablecoins como “dinheiro mágico”, afirmando que não são descentralizadas nem transparentes.

Publicidade

“Se você põe seu dinheiro em stablecoins, não há garantia de que você o terá de volta”, alertou o senador de Ohio.

A guerra contínua de Warren contra as criptomoedas

Os comentários recentes de Warren sobre DeFi e stablecoins são apenas os mais novos de sua crítica contínua sobre a ampla indústria de criptomoedas.

Em julho, Warren enviou uma carta à secretária do Tesouro Americano Janet Yellen, pedindo por mais supervisão da indústria.

“Todos os sinais de alerta estão piscando”, disse Warren na época. “O hype, a volatilidade, as ferozes afirmações que são falsos. Conforme o mercado cripto cresce, também crescem os riscos de nossa estabilidade financeira e economia.”

Este mês, em conformidade com a popular narrativa de mudança climática, ela também criticou a empresa nova-iorquina de mineração de bitcoin Greenidge Generation, levantando preocupações sobre seu impacto no meio ambiente.

Publicidade

Antes disso, em entrevista à CNBC, Warren havia afirmado que “uma das coisas mais fáceis e menos danosas que podemos fazer para combater a Crise Climática é reprimir criptomoedas que geram desperdício ambiental”.

Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Como a Binance entrou em pé de guerra com o governo da Nigéria

Como a Binance entrou em pé de guerra com o governo da Nigéria

Nigéria acusa a Binance de facilitar corrupção e outros crimes e já até prendeu executivos da exchange no país
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
Imagem da matéria: Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Em conjunto com o lançamento do Drift DAO, a Fundação irá distribuir gratuitamente 10% do fornecimento total de tokens DRIFT na Solana
Imagem da matéria: "Ethereum e Cardano são ambulâncias, Solana é um carro de Fórmula 1", diz diretor do Superteam Solana Brasil

“Ethereum e Cardano são ambulâncias, Solana é um carro de Fórmula 1”, diz diretor do Superteam Solana Brasil

Em entrevista ao Portal do Bitcoin, Estevão Rizzo, diretor da Superteam Solana no Brasil, afirma que foco da Solana é “business”