Elizabeth Warren, senadora democrata de Massachusetts, novamente virou o centro das atenções por seus comentários sobre o crescente setor de Finanças Descentralizadas (ou DeFi, na sigla em inglês) e o papel das stablecoins nesse nicho.

Em uma audiência do Comitê de Bancos, Habitação e Assuntos Urbanos do Senado nessa terça-feira (14), Warren descreveu stablecoins como “a forma vital do ecossistema DeFi”, onde são usadas para negociação entre diferentes moedas, além da tomada e concessão de empréstimos de dinheiro fora do sistema bancário regulamentado.

Publicidade

Stablecoins são criptomoedas que afirmam serem lastreadas 1:1 a moedas, como o dólar americano, ou seja, diferente do bitcoin (BTC) ou de muitas outras criptomoedas no mercado, seus preços devem permanecer estáveis.

Warren também afirmou que stablecoins apresentam riscos a consumidores e à economia, pois estão “sustentando uma das partes mais duvidosas do mundo cripto, DeFi, onde clientes estão menos protegidos de sofrerem golpes”.

Segundo Warren, DeFi são “onde a regulação é bastante ausente e (nenhuma surpresa) onde fraudadores, trapaceiros e vigaristas se misturam entre investidores de meio período e traders iniciantes de criptomoedas”.

“Nossos reguladores precisam levar a sério a repressão antes que seja tarde demais”, afirmou ela.

Na mesma audiência, o senador Sherrod Brown, colega de partido de Warren, classificou stablecoins como “dinheiro mágico”, afirmando que não são descentralizadas nem transparentes.

Publicidade

“Se você põe seu dinheiro em stablecoins, não há garantia de que você o terá de volta”, alertou o senador de Ohio.

A guerra contínua de Warren contra as criptomoedas

Os comentários recentes de Warren sobre DeFi e stablecoins são apenas os mais novos de sua crítica contínua sobre a ampla indústria de criptomoedas.

Em julho, Warren enviou uma carta à secretária do Tesouro Americano Janet Yellen, pedindo por mais supervisão da indústria.

“Todos os sinais de alerta estão piscando”, disse Warren na época. “O hype, a volatilidade, as ferozes afirmações que são falsos. Conforme o mercado cripto cresce, também crescem os riscos de nossa estabilidade financeira e economia.”

Este mês, em conformidade com a popular narrativa de mudança climática, ela também criticou a empresa nova-iorquina de mineração de bitcoin Greenidge Generation, levantando preocupações sobre seu impacto no meio ambiente.

Publicidade

Antes disso, em entrevista à CNBC, Warren havia afirmado que “uma das coisas mais fáceis e menos danosas que podemos fazer para combater a Crise Climática é reprimir criptomoedas que geram desperdício ambiental”.

Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: 228 sites de projetos DeFi estão sob risco de ataque DNS; entenda

228 sites de projetos DeFi estão sob risco de ataque DNS; entenda

Embora a extensão total do sequestro ainda não seja conhecida, centenas de sites de protocolo DeFi ainda estão em risco, disse a Blockaid
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Notcoin salta 25% na semana e é a criptomoeda com melhor desempenho no top 100

Apesar dos ganhos recentes de 25%, a volatilidade ainda dita o tom do Notcoin (NOT)
moeda de ethereum com bandeira dos EUA

ETFs de Ethereum podem ter demanda menor do que prevista, diz Wintermute

Mesmo com uma demanda menor do que a observada nos fundos de Bitcoin, os ETFs de Ethereum poderiam fazer seu preço saltar 24%
donald trump

Bitcoin sobe e memecoins chegam a saltar 70% após ataque contra Trump

Memecoins inspiradas em Trump saltaram após um ataque contra ele, e o Bitcoin subiu – e os apostadores do mercado de previsão acham que isso ajudou sua campanha