O prefeito de Miami, Francis Suarez, disse que irá receber seu próximo salário 100% em bitcoin. A afirmação foi feita em seu perfil no Twitter na terça-feira (2) — e não foi a primeira vez que o político demonstrou entusiasmo com a criptomoeda.
Suarez respondeu ao tuíte de Anthony Pompliano, autor de uma newsletter sobre mercado financeiro assinada por quase 200 mil pessoas: “Qual será o primeiro político americano a aceitar seu salário em bitcoin?”, questionou.
O prefeito de Miami então respondeu: “Eu irei pegar meu próximo pagamento 100% em bitcoin … problema resolvido!”.
Pelo jeito não parece apenas uma brincadeira de redes sociais. No mesmo tuíte o prefeito marca Mike Sarasti e pergunta se ele pode ajudar a possibilitar o pagamento em BTC. Trata-se do diretor de inovação e tecnologia da cidade de Miami.
Sarasti por sua vez já até informa como pretende fazer: por meio da exchange Strike, que ele diz já ter utilizado para receber parte de seu pagamento em bitcoin.
“Já enviei o link de registro para a Strike. Minha experiência recebendo parte de meu pagamento na última semana foi perfeito. E o prefeito já está escalando meu piloto para um movimento de 100% de alocação! Jogada de chefe”, diz o diretor.
Entusiasta do bitcoin
O prefeito de Miami é um notório entusiasta do bitcoin. Em março deste ano, disse em entrevista à emissora HBO que a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, teme o bitcoin porque a moeda não pode ser manipulada por nenhum governo.
Em junho, Suarez disse querer transformar a cidade em um novo lar para mineradores de bitcoin da China.
Em entrevista à CNBC o político falou que está em diálogo com a principal distribuidora de energia da região, a Florida Power & Light Company, para encontrar formas de tornar a eletricidade mais barata para os empresários do segmento.
Para diminuir ainda mais esse custo, o plano do prefeito é aumentar o uso de energia nuclear, que além de mais barata é considerada “limpa”.
Já em julho, Francis Suarez foi além e anunciou o projeto de uma criptomoeda chamada MiamiCoin que está sendo desenvolvida e que pode gerar milhões em receita para a cidade. “É como um bitcoin”, disse ele em entrevista ao Fox Business.
O político disse que, por virtude do protocolo da MiamiCoin, 30% de todas criptomoedas extraídas nesse plano de mineração irão para um fundo da prefeitura.
“Sempre que essa moeda é minerada, uma porcentagem da moeda em virtude da programação vai para a cidade de Miami. Na verdade, são 30% do que é extraído, 70% irão para os mineradores. Miami se beneficiará do uso da MiamiCoin e da marca que está associada a ela”, explicou Suarez.
BTC para salários e investimentos
A ideia de receber em bitcoin não é nova em Miami. Em fevereiro, o prefeito anunciou que a Comissão da Cidade de Miami — espécie de órgão que avalia novas resoluções municipais — aprovou a proposta de adoção do bitcoin no funcionalismo público.
A proposta prevê que funcionários do governo tenham a opção de receber o salário com a criptomoeda. Autoriza também a prefeitura a investir parte do tesouro público em BTC, bem como receber o pagamento de taxas e impostos por meio da moeda.