Imagem da matéria: "Governo dos EUA acha bitcoin hostil porque não pode manipulá-lo", diz prefeito de Miami
Prefeito de Miami, Francis Suarez (Foto: Divulgação)

O prefeito de Miami, Francis Suarez, disse em entrevista à emissora HBO no domingo (28) que a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, teme o bitcoin porque a moeda não pode ser manipulada por nenhum governo.

Na semana passada, Yellen falou que o BTC é ineficiente para transações, altamente especulativo, volátil e pode gerar perdas para investidores.

Publicidade

“Não me surpreende em nada que a secretária do Tesouro possa achar que uma moeda potencial descentralizada seja hostil à moeda que eles controlam. Para as pessoas que investem em bitcoin, o fascínio é precisamente que o BTC não é manipulado pelo governo”, afirmou o político.

Miami aposta no bitcoin

Miami vem apostando muito no bitcoin. No começo do mês, a comissão da cidade – espécie de órgão que avalia novas resoluções municipais – aprovou um projeto de adoção de BTC no funcionalismo público.

Em resumo, a proposta prevê que colaboradores do governo tenham a opção de receber o salário com a criptomoeda. Autoriza também a prefeitura a investir parte do tesouro em BTC, bem como receber pagamento de taxas e impostos por meio da moeda.

Na entrevista, o apresentador da HBO perguntou ao prefeito se não seria perigoso investir as reservas da cidade em bitcoin e deixar as pessoas pagarem taxas com a criptomoeda.

Publicidade

Suarez respondeu que o município já investe em outras commodities, como açúcar e barrigas de porcos, e “obivamente” existe risco.

Falou, no entanto, que o governo estuda o ativo e não “pulou de cabeça” nele sem entender como funciona.

Além disso, o prefeito também afirmou que nenhum funcionário será obrigado a receber o salário em criptomoeda.

Bitcoin democratiza a prosperidade

No final do domingo (28), o prefeito comentou a entrevista e publicou novos comentários sobre ativos digitais.

De acordo com o politico, o “bitcoin e as criptomoedas em geral representam uma das maiores forças que democratizam a prosperidade”.

Ele falou também que, como Miami é uma cidade voltada para o futuro, o governo está “comprometido com uma economia e um ecossistema inovadores que atendam a todos”.