Imagem da matéria: Binance é investigada por manipulação de mercado nos EUA, diz Bloomberg
Foto: Shutterstock

Mais uma vez a Binance entrou na mira dos reguladores norte-americanos que investigam agora uma suposta manipulação de mercado e uso de informações privilegiadas em negociações feitas pela Binance Holdings Ltd.

A informação revelada na Bloomberg na noite de sexta-feira (18) partiu de fontes familiarizadas ao assunto que pediram anonimato por se tratar de uma investigação confidencial. 

Publicidade

Segundo a reportagem, oficiais da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) estão tentando descobrir se a equipe da Binance tirou proveito da sua visão privilegiada do mercado para lucrar, negociando com pedidos de clientes antes de executá-los.

Nas últimas semanas, os oficiais têm procurado possíveis testemunhas para colaborar com as investigações.

A acusação foi rebatida por um porta-voz da Binance que disse à Bloomberg que a empresa adota uma política de “tolerância zero” sobre o uso de informações privilegiadas, e um “código de ética estrito” para prevenir qualquer conduta de seus funcionários que prejudique os clientes e a indústria cripto em geral.

O porta-voz apontou ainda que a própria exchange possui uma equipe de segurança interna para investigar irregularidades e responsabilizar os trabalhadores, com a demissão sendo a repercussão mínima.

Um representante do CFTC foi procurado pelo jornal, mas preferiu não comentar o caso.

Binance na mira dos reguladores

Essa não é a primeira vez que o CFTC, órgão americano responsável por regular bancos e mercado de ações, busca indícios de atuação irregular da Binance no país. Em março, os reguladores abriram uma investigação para descobrir se a corretora estava permitindo aos americanos a compra e a venda de derivativos, um serviço que não tem autorização para oferecer na região. 

Publicidade

Dois meses depois, a Binance passou a ser investigada também pela Receita Federal dos Estados Unidos (IRS) e o Departamento de Justiça. Na ocasião, o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, disse que a empresa colaborou com as autoridades para punir os maus atores do mercado.

Assim que a notícia da nova investigação começou a circular na noite passada, CZ voltou ao Twitter para deixar uma mensagem para a comunidade: “Não se distraia com o barulho”.

Nos últimos meses, autoridades do mundo inteiro têm feito alertas sobre a suposta atuação irregular da Binance em seus territórios, levando a exchange a implementar uma série de mudanças para agradar os reguladores. 

A corretora reduziu em 97% o limite de saque de contas com verificação básica, colocando fim ao anonimato na plataforma. Pouco tempo depois, passou a obrigar que todos os clientes fizessem a verificação intermediária para ter acesso aos serviços.

Publicidade

A exchange também diminuiu a alavancagem oferecida aos clientes e proibiu a negociação de derivativos em diversos países, incluindo o Brasil.

VOCÊ PODE GOSTAR
Mineração

Mineradora de carvão usa energia excedente para minerar R$ 130 milhões em Bitcoin

A Alliance Resource Partners agora detém US$ 25 milhões em BTC, que gerou com as plataformas de mineração adquiridas pela primeira vez em 2020
Hans Zimmer durante premiere de Duna

Justin Sun paga compositor de Duna para criar hino do Tron

O controverso Justin Sun agora tem seu próprio hino de Hollywood
Imagem da matéria: Semana Cripto: Bitcoin vacila, mas memecoins saem vencedoras — de novo

Semana Cripto: Bitcoin vacila, mas memecoins saem vencedoras — de novo

Bonk, Pepe e Floki estão entre os tokens que mais valorizaram na semana, com ganhos de até 60%
Imagem da matéria: Aliados do Ethereum: Arbitrum encontra bug na Optimism que colocaria fundos em alto risco

Aliados do Ethereum: Arbitrum encontra bug na Optimism que colocaria fundos em alto risco

Se a detecção da Arbitrum não tivesse sido feita, uma nova implementação do Optimism teria colocado em risco os fundos dos usuários da rede