"Falta de privacidade ameaça o Bitcoin", diz Edward Snowden
(Foto: Shutterstock)

“A falta de privacidade é uma ameaça existencial ao Bitcoin. É a única proteção que os usuários têm em uma mudança política”, disse Edward Snowden na conferência Bitcoin 2019. O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de junho em São Francisco, na Califórnia (EUA).

Snowden também criticou a vontade de reguladores em moderar o mercado de criptomoedas e de exchanges que querem se parecer como bancos. O ex-Administrador de Sistemas na CIA ficou mundialmente conhecido por expor a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) em 2013.

Publicidade

Privacidade gera liberdade

Ovacionado na entrada e aplaudido de pé ao final da sua participação por teleconferência, Snowden, que é especialista em segurança cibernética, observou a importância da privacidade como fonte de liberdade.

Ele disse que a maior falha do Bitcoin é a falta de privacidade, mas admitiu que usou a criptomoeda para pagar um serviço criptografado e se comunicar com jornalistas na época dos vazamentos da NSA.

Contra regulamentação

Para Snowden, a regulação das criptomoedas é uma “expectativa irreal” dos reguladores. Ele, inclusive, comparou a intenção política atual em torno do novo mercado com sua experiência de ser perseguido pelo governo americano.

Expôs, também, a necessidade de as exchanges protegerem os dados de seus usuários. Ele acredita que se uma delas ceder, todas as outras seguirão os mesmos passos.

Publicidade

“Se você for ver os termos de grandes exchanges, como a Coinbase, elas só pensam em si mesmas. Elas te expõe, fecha tua conta e mantêm seus fundos”, disse.

Outro ponto criticado por ele, foi os moldes em que as empresas de criptomoedas têm trabalhado. Ele disse que elas querem se parecer como bancos.

“O que é imperdoável, é que vocês continuam desenvolvendo serviços tentando ser bancos, e o mundo não precisa de mais bancos”, disse.

Privacidade Zcash x Bitcoin

Há quase dois anos, Edward Snowden saiu em apoio da criptomoeda focada em privacidade, a Zcash (ZEC), chamando-a de “alternativa mais interessante” ao bitcoin.

Publicidade

Escrevendo em resposta a um tweet de Mason Borda. Ele disse: “Zcash é a única altcoin (que eu conheço) projetada e construída por criptógrafos profissionais e acadêmicos. Difícil de ignorar”.

Em março do ano passado, embora concordando que o bitcoin durará por um longo período de tempo, o especialista argumentou que ele não acredita que o criptoativo duraria para sempre, citando como uma das falhas, as limitações da taxa de transação.

Em novembro de 2018, Snowden manteve sua visão sobre o bitcoin, mas falou que as criptomoedas vieram para ficar. Para enfatizar o porquê, ele soltou a seguinte frase:

“O bitcoin simplesmente vai transferir a sua crença de moeda global para as outras criptomoedas”.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin

Como o halving do Bitcoin afetará grandes e pequenos mineradores

As mineradoras corporativas estão preparadas para o halving do Bitcoin há meses, mas os mineradores domésticos, por outro lado, podem enfrentar a extinção
Udi Wertheimer vestido de mago no Bitcoin 2023. Imagem: Taproot Wizards

Proposta de Bitcoin para restaurar código de Satoshi recebe atualização ‘420’

OP_CAT, que poderia habilitar funcionalidades avançadas no Bitcoin, foi introduzido como BIP-420 pelo cofundador da Taproot Wizards, Udi Wertheimer
Ilustração de moeda gigante de Bitcoin observada por investidores e prestes a ser cortada ao meio

Quando será o próximo halving do Bitcoin?

O tão falado halving do Bitcoin acabou de acontecer, e o próximo já está no horizonte.
Celular com gráficos de ações e criptomoedas em queda no fundo

Preço de tokens BRC-20 da rede Bitcoin despencam antes do halving — Runes é o culpado?

Em semana crucial para a principal rede de criptomoedas, a ORDI caiu mais de 40%