"Falta de privacidade ameaça o Bitcoin", diz Edward Snowden

Edward Snowden, que ficou conhecido por expor a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) em 2013, disse que a falha central do bitcoin pode não estar nas limitações da taxa de transação, mas em seu blockchain.

Falando para o público via webcam em um evento da Blockstack em Berlim no início de março, Snowden pela primeira vez deu ao público suas visões detalhadas sobre a tecnologia.

Publicidade

Embora concordando que o bitcoin durará por um longo período de tempo, Snowden argumentou que ele não acredita que o “bitcoin durará para sempre”.

“Todo mundo está focado nas limitações da taxa de transação do bitcoin sendo sua falha central, e essa é uma das principais”, disse ele, acrescentando que, na verdade, ”a falha estrutural muito maior, a falha de longa duração, é seu livro público de registros. Isso é simplesmente incompatível com um mecanismo duradouro de troca, porque você não pode ter um histórico de compras de todas as pessoas, todas as interações disponíveis para todos e ter um bom desempenho em escala”, disse ele à platéia.

Falando de sua preferência pessoal em termos de criptomoedas, Snowden disse:

“Quando falamos sobre quais criptomoedas são interessantes para mim, eu já disse isso antes e vou dizer de novo. A Zcash para mim é a mais interessante agora, porque as propriedades de privacidade dela são realmente únicas, mas vemos mais e mais projetos que estão tentando imitar isso e eu acho que isso é uma coisa positiva”.

Snowden também divulgou a preocupação de que ter um livro-razão público que documente todo histórico de transações, embora possa atrair uma base global de consumidores, poderia também atrair o interesse de governos que desejam proibir a tecnologia.

Snowden x NSA

Os comentários de Snowden seguem os relatos de ontem de documentos vazados sugerindo que a NSA pode estar usando sua poderosa tecnologia de vigilância para rastrear, não apenas o blockchain, mas também usuários de bitcoin.

Publicidade

Ao comentar sobre o fato da tecnologia estar sendo usada por ditadores em projetos governamentais, como é o caso da Petro, ele disse:

 

“Não é uma questão de se elas serão, é uma questão de quando eles serão (usadas por ditadores e entidades corruptas). É uma questão de como projetamos sistemas concorrentes que são simplesmente tão atraentes que não serão ignorados pela base global de consumidores, mas também os próprios governos que estão tentando competir contra eles não serão simplesmente capazes de ilegalizá-los e fazer com que isso seja significativo”.

Leia Também: Animem-se, Pessoal! As Criptomoedas Vieram Para Ficar

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Volume de negociação de 'Notcoin' ultrapassa US$ 1 bilhão no maior airdrop de jogos de 2024

Volume de negociação de ‘Notcoin’ ultrapassa US$ 1 bilhão no maior airdrop de jogos de 2024

Jogo Notcoin, baseado no Telegram, lançou mais de 80 bilhões de tokens para cerca de 35 milhões de jogadores em um airdrop
Imagem da matéria: Empresário "vende" Bitcoin durante discurso para formandos nos EUA e recebe onda de vaias

Empresário “vende” Bitcoin durante discurso para formandos nos EUA e recebe onda de vaias

O discurso de formatura da Ohio State University incluiu defesa do Bitcoin e cantorias que chocaram o público
máquinas de mineração de criptomoedas apreenidas em

Polícia apreende 396 mineradoras de Bitcoin em casa de ex-deputado paraguaio

Miguel Cuevas, que já foi preso por enriquecimento ilícito, agora pode também ser investigado por furto de energia
Presidente do Banco Central Roberto Campos Neto falando diante de um microfone

Presidente do Banco Central se reúne com MB um dia após anunciar agenda da regulação do mercado cripto

O Banco Central divulgou ontem os próximos passos para a regulação do setor cripto e espera concluir o processo até o final de 2024