"Falta de privacidade ameaça o Bitcoin", diz Edward Snowden
(Foto: Shutterstock)

Ex-administrador de sistemas da CIA, o americano Edward Snowden, que ficou conhecido por expor a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) em 2013 e hoje está exilado na Rússia, comentou sobre o atual momento do mercado criptoeconômico. Ele disse que o bitcoin não deve durar, mas que o uso de criptomoedas deve permanecer.

De acordo com uma entrevista ao site ACLU, Snowden afirmou que em vez de desaparecer totalmente, o bitcoin simplesmente vai transferir a ‘sua crença de moeda global’ para outras criptomoedas.

Publicidade

Snowden comparou o bitcoin ao papel-moeda fiduciário quando, durante a entrevista, foi provocado sobre o valor intrínseco da criptomoeda.

Ele apontou que a única diferença entre a moeda fiduciária e a moeda do ‘banco imobiliário’ é a crença gerada pelo apoio estatal, que essencialmente se resume a “homens armados”.

Na opinião do analista de sistemas, enquanto o bitcoin e outros criptoativos tiverem uma quantidade limitada, duas coisas, em particular, asseguram que o bitcoin permaneça viável no curto prazo.

Ele citou, em primeiro lugar, a escassez do bitcoin, que é limitado a apenas 21 milhões de unidades. Essa característica, segundo ele, é que gera a concorrência para minerar os poucos milhões de unidades restantes, e isso, por si só, forma valor.

Depois ele citou o fator mais significativo: o fato de que grandes segmentos da população em geral considera a criptomoeda um meio legítimo de troca.

Publicidade

Snowden acredita que a estrutura das criptomoedas como um método de transferência de valor no mundo real e independente de redes bancárias tradicionais, é viável e deve sobreviver após ‘a morte do bitcoin’.

“Um dia o bitcoin terá desaparecido, mas enquanto houver pessoas que queiram poder movimentar dinheiro sem bancos, as criptomoedas provavelmente serão valorizadas”, disse o desafeto da justiça americana.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

Talvez você queira ler
homem de costas andando em direção a tokenização do mercado financeiro

Singapura divulga lista de instituições parceiras em tokenização de ativos do mundo real (RWA)

JPMorgan e Chainlink integram grupo que já deu início a cinco testes-piloto para a tokenização de ativos
CEO interina da OpenAI, Mira Murati, posa para foto

Quem é Mira Murati? A sucessora de Sam Altman na gigante de inteligência artificial OpenAI

Embora a ex-diretora técnica esteja aberta à regulamentação de produtos de IA, ela também rejeitou pedidos para desacelerar o ritmo de desenvolvimento da OpenAI
Placa de computador com lupa de investigação

CARF: Entenda como vai funcionar a troca de informações fiscais sobre criptomoedas entre Brasil e outros 46 países

A contadora Ana Paula Rabello e o advogado Daniel de Paiva Gomes comentam o novo padrão internacional que pegou alguns investidores cripto de surpresa
homem em fundo escuro

Hacker expõe provas de que influencer cripto recebia dinheiro para promover golpes

Com 240 mil seguidores no X, ProfitBlue pede pagamento de publicidade adiantado, mas não cumpre acordos, segundo o detetive blockchain, ZachXBT