Imagem da matéria: Trump escolhe defensor do Bitcoin para liderar comércio nos EUA
Foto: Shutterstock

Donald Trump escolheu Howard Lutnick, bilionário de Wall Street e entusiasta do Bitcoin, para o cargo de Secretário de Comércio, segundo o Wall Street Journal.

Com essa decisão, Trump rejeitou a alegada tentativa do investidor de comandar o Departamento do Tesouro, um posto com muito mais influência sobre a economia dos Estados Unidos.

Publicidade

Assumir o Departamento de Comércio certamente não é uma pequena conquista para Lutnick, que atualmente copreside a equipe de transição de Trump. Como chefe do Comércio — caso seja confirmado pelo Senado dos EUA — Lutnick terá diversas responsabilidades, incluindo supervisionar o comércio internacional e tarifas, conduzir o censo e administrar o Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA.

Ainda assim, a influência e o prestígio do cargo de Secretário de Comércio são muito inferiores aos do Secretário do Tesouro — um posto que Lutnick desejava fortemente e pelo qual fez intensa campanha nos últimos dias.

De acordo com relatos, Lutnick queria tanto assumir o controle da economia dos EUA que sua insistência irritou Trump, levando o presidente eleito a considerar outros candidatos para o cargo no Tesouro.

Como Secretário de Comércio, Lutnick terá agora uma influência substancialmente menor sobre políticas relacionadas a criptomoedas do que teria se fosse nomeado para comandar o Tesouro.

Publicidade

Lutnick é um grande defensor do Bitcoin e sua empresa, Cantor Fitzgerald, é custodiante de bilhões de dólares em ativos da gigante de stablecoins Tether.

Como Secretário do Tesouro, ele poderia ter revertido políticas da era Biden que, de stablecoins a ferramentas de privacidade cripto, colocaram o governo dos EUA em oposição a algumas das ofertas mais populares no setor de criptomoedas.

Além disso, ele teria a oportunidade de avançar o plano declarado de Trump de estabelecer uma reserva estratégica federal de Bitcoin.

Leia também: Veja todas as promessas que Trump fez sobre Bitcoin e criptomoedas

Agora, as chances de Trump nomear um Secretário do Tesouro pró-cripto parecem incertas. Scott Bessent, que era um dos favoritos para o cargo na semana passada antes de Lutnick começar a fazer campanha contra ele, já expressou apoio tanto às criptomoedas quanto aos planos de reserva de Bitcoin de Trump.

Publicidade

No entanto, as manobras de Lutnick para assumir o posto do Tesouro podem ter afastado Trump também de Bessent. Relatórios indicam que o presidente eleito está agora prestes a entrevistar dois novos candidatos para o cargo nesta semana: o ex-governador do Federal Reserve Kevin Warsh e o investidor de Wall Street Marc Rowan. Nenhum dos dois possui laços fortes com criptomoedas.

Warsh tem defendido há anos a criação de uma moeda digital de banco central (CBDC) americana, um desenvolvimento que muitos no setor de criptomoedas tentam evitar há anos devido a preocupações com privacidade.

Rowan, por sua vez, expressou ceticismo, ainda em fevereiro, sobre a necessidade de ativos digitais na economia dos EUA.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: PF prende “magnata fake dos bitcoins” acusado roubar R$ 30 milhões em golpe

PF prende “magnata fake dos bitcoins” acusado roubar R$ 30 milhões em golpe

O suposto megainvestidor acreano e foragido da justiça chegou a enganar seus próprios parentes com promessa de rendimento de 3% ao mês
Moeda de Bitcoin com bandeira do Irã

Irã aprova marco regulatório das criptomoedas

A “Política e Estrutura Regulatória para Criptomoedas” atribui à autoridade financeira iraniana o principal papel na regulação cripto do país
Imagem da matéria: Ressurgimento dos NFTs? Alta do mercado cripto aquece setor de tokens não fungíveis

Ressurgimento dos NFTs? Alta do mercado cripto aquece setor de tokens não fungíveis

Mesmo com novas coleções, os NFTs CryptoPunk detêm uma participação de mercado de 40%, mostrando seu apelo duradouro
Imagem da matéria: Dominó do Bem: Nova plataforma de doações de criptomoedas é lançada no Brasil

Dominó do Bem: Nova plataforma de doações de criptomoedas é lançada no Brasil

ONGs como Play4Change e Mais1Code já estão integradas na plataforma Dominó do Bem