Como parte do julgamento em curso de Sam Bankman-Fried, uma thread não publicada no Twitter foi revivida, revelando que o ex-CEO da FTX considerou fechar o fundo hedge Alameda Research.
A thread foi escrita em setembro de 2022, apenas dois meses antes do colapso da FTX, a exchange de criptomoedas cofundada por Bankman-Fried. Seus advogados reviveram a thread na terça-feira durante o interrogatório do ex-CTO da FTX, Gary Wang.
Na thread compartilhada por Aditya Baradwaj, lê-se que “a Alameda Research foi uma grande parte da minha vida” do ex-engenheiro de software da empresa. “Foi um dos meus maiores sucessos – e depois, brevemente, um dos maiores fracassos – e depois novamente um sucesso.”
"This FUD has been largely spread by competitors of FTX, looking to distract from their problems.
— Adi (e/acc) (@aditya_baradwaj) October 10, 2023
And, it’s not true.
I can say that until I’m blue in the face, but in the end I have to face reality: the PR cost is not worth it."
Baradwaj ainda não respondeu ao contato do Decrypt.
A thread também expôs as razões para encerrar o fundo hedge, entre elas o fato da empresa não justificar o custo de capital, que ele descreveu como “realmente caro” no atual ambiente econômico.
Além disso, a Alameda não gerava lucros suficientes para validar a sua existência enquanto fornecedora de liquidez.
“Eu acho que a liquidez é incrivelmente importante para qualquer ecossistema, mas especialmente para o ecossistema nascente que é o de cripto”, segundo a thread. “O número de fornecedores de liquidez sofisticados aumentou rapidamente nos últimos anos, tornando a negociação em exchange da Alameda menos importante para o ecossistema do que antes.”
O post continuou dizendo que “menos importante não significa sem importância”, “que é uma das razões pelas quais estou triste em anunciar que, hoje, a Alameda Research está fazendo sua negociação final.”
‘Viemos, vimos, pesquisamos’
Vale a pena notar que a thread não publicada foi mencionada em um queixa apresentada pela Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) em dezembro de 2022, quando o regulador atacou Bankman-Fried com um processo alegando violações das leis federais de commodities.
Leia Também
Naquela época, a CFTC disse que as declarações contradiziam o que Bankman-Fried e a Alameda estavam dizendo publicamente.
Em sua denúncia, a CFTC também citou um documento intitulado “We came, we saw, we researched”, no qual a SBF disse “acho que talvez seja hora da Alameda Research encerrar suas atividades. Honestamente, provavelmente já era pra termos feito isso há um ano.”
O magnata cripto também culpou “o FUD em torno do relacionamento da Alameda com a FTX”, o que, disse ele, “tem sido um fardo demais para justificar sua existência.”
“Este FUD foi amplamente difundido pelos concorrentes da FTX, tentando gerar uma distração”, disse ele.
Durante sua aparição no tribunal na terça-feira, a ex-CEO da Alameda Research e ex-namorada de SBF, Caroline Ellison, testemunhou que a empresa manipulou intencionalmente o seu balanço para apresentar uma imagem menos arriscada aos investidores.
Ela também afirmou que, por orientação de Bankman-Fried, a Alameda Research emprestou US$ 14 bilhões em fundos de clientes da FTX, usando US$ 10 bilhões do dinheiro para reembolsar seus credores.
“Ele me instruiu a cometer esses crimes”, disse Ellison.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto