Imagem da matéria: Jogo da Steam é banido por estar minerando criptomoedas com PC de usuários
Imagem do jogo Abstractism (Foto: Eric Healley/Flickr)

O jogo online Abstractism, recentemente removido da plataforma de games Steam, foi acusado de agir maliciosamente ao minerar criptomoedas com os computadores dos usuários sem seu consentimento. Um youtuber gamer recebeu uma denúncia de um usuário que teria ganho itens falsos como prêmios.

Lançado no dia 15 de março, o Abstractism esteve disponível até a última segunda-feira (30) na plataforma Steam, da companhia de games de PC Valve. A Steam permite que usuários desenvolvedores de seus próprios jogos carreguem suas criações na plataforma, para que outros players online também joguem.

Publicidade

Desenvolvido pelo usuário dead.team, o game tinha uma interface bidimensional e minimalista. Em sua descrição, o jogo prometia dar itens para jogos da plataforma conforme o tempo que o jogador ficasse conectado à plataforma, independente da pontuação que obtivesse.

Como foi mostrado em reportagem da Motherboard, as suspeitas começaram quando o youtuber SidAlpha recebeu uma denúncia de um usuário da Steam dizendo que havia adquirido o item “golden rocket launcher” para o jogo Team Fortress 2. Apesar da descrição e imagem do item serem idênticos ao original, o produto que havia recebido era falso.

Em seu vídeo, SidAlpha relata que fez uma pequena investigação com o caso. Ele ativou as notificações do Windows Defender em seu computador e iniciou o identificador de ameaças do antivírus. Ao iniciar o jogo, ele recebeu um alerta de tentativa de invasão de um hacker do tipo cavalo de Troia (trojan) em seu PC, que poderia reduzir o desempenho da máquina.

A maior suspeita, para o youtuber, era o sistema de premiação do jogo, que concedia itens conforme se passasse mais tempo online, o que interessaria a um minerador atuando escondido.

Publicidade

Além disso, as premiações eram reiniciadas todas sextas-feiras, o que, para SidAlpha, significava que usuários recebiam blocos de processamento toda semana, e os resultados eram atualizados no último dia útil da semana.

Por e-mail, a Valve respondeu à reportagem da Motherboard dizendo que “removeu o Abstractism e baniu seu desenvolvedor da Steam por disponibilizar um código não autorizado, enganar com seu conteúdo e fazer scam com clientes por meio de itens disfuncionais”.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Segundo Eric Balchunas, da Bloomberg, as 30 instituições são responsáveis por apenas 0,2% de tudo que o ETF da BlackRock tem
Imagem da matéria: Worldcoin lança blockchain própria onde "humanos verificados têm prioridade"

Worldcoin lança blockchain própria onde “humanos verificados têm prioridade”

Usando tecnologia da Optimism, a World Chain será uma rede dedicada e que preserva a privacidade dos usuários da Worldcoin
Imagem da matéria: Em crise, BitcoinToYou tem passado polêmico envolvendo "roubo" de Bitcoin entre sócios e ligação com pirâmides

Em crise, BitcoinToYou tem passado polêmico envolvendo “roubo” de Bitcoin entre sócios e ligação com pirâmides

Em meio a casos de bloqueio de saques na BitcoinToYou, caso antigo entre os sócios da empresa envolvendo o roubo de criptoativos vem à tona
Imagem de Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como Faraó do Bitcoin

História do Faraó do Bitcoin vai virar filme no Brasil

História de Glaidson Acácio dos Santos será lançada em livro em maio e adaptada para os cinemas em 2025