Imagem da matéria: Worldcoin lança blockchain própria onde "humanos verificados têm prioridade"
Foto: Shutterstock

A Fundação Worldcoin, a “administradora” da comunidade ligada ao projeto Worldcoin de “proof-of-personhood” (Prova de Personalidade), com escaneamento ocular, lançará a blockchain World Chain ainda este ano, afirmou a organização sem fins lucrativos na quarta-feira (17).

Desenvolvida usando uma “superchain” do provedor de segunda camada Optimism, a World Chain é construída em cima da blockchain Ethereum e usará ETH como seu token nativo. O token Worldcoin (WLD) pode ser usado para pagar as taxas de gás.

Publicidade

“Estamos construindo a World Chain porque o projeto [Worldcoin] não cabe mais na mainnet da Optimism,” disse Tiago Sada ao Decrypt. Sada é o chefe de produto, engenharia e design da Tools for Humanity, a desenvolvedora do projeto e consultora da fundação. “Nós amamos o conjunto de tecnologias da Optimism, é exatamente por isso que estamos usando-o como base da World Chain”.

Sada explicou que os usuários da Worldcoin representam, em média, 44% da atividade na Optimism e, às vezes, ultrapassam 90%. Mais de 2 milhões de usuários ativos utilizam a tecnologia da Worldcoin todos os dias.

“Existem muitas coisas que precisam acontecer para melhorar isso, mas a primeira é ter uma rede dedicada”, disse Sada, acrescentando que a mesma equipe que desenvolveu a Worldcoin para a Optimism estará trabalhando e escalando o novo projeto World Chain.

Uma blockchain de segunda camada refere-se a uma rede construída em cima de outra, geralmente maior, uma blockchain como a do Bitcoin, do Ethereum e da Solana. Os protocolos de segunda camada visam fornecer transações mais rápidas do que a blockchain sobre a qual eles são executados. Exemplos de protocolos de segunda camada incluem a Optimism, a Lightning Network do Bitcoin e a Polygon.

Publicidade

Desde o seu lançamento em 2022, o World ID da Tools for Humanity atraiu mais de 10 milhões de usuários em 160 países. Segundo a empresa, mais de 5 milhões de pessoas verificaram sua identidade usando as Orbs da Worldcoin. O objetivo do projeto é fornecer uma maneira de verificar que um usuário é um ser humano real e não um bot automatizado.

“A World Chain é uma nova blockchain projetada para humanos,” disse a Worldcoin. “Será aberta para todos, e humanos verificados terão prioridade no espaço de bloco sobre bots, bem como uma cota de gás para transações casuais.”

Em dezembro, a Worldcoin anunciou uma integração com o popular jogo sandbox da Microsoft, o Minecraft.

Em março, a Fundação Worldcoin alterou o código dos “componentes principais” da tecnologia de orbs para o formato de código aberto, dando a qualquer um a oportunidade de examinar o código dos scanners oculares.

Sada disse que um equívoco comum sobre a Worldcoin e suas tecnologias relacionadas é que ela carece de privacidade.

No entanto, a Worldcoin ainda está envolvida em controvérsias. No verão passado, vários países, incluindo o Reino Unido, Quênia, França e Alemanha, abriram investigações sobre a Worldcoin devido a preocupações com a privacidade relacionadas à sua tecnologia de orbs.

Publicidade

“É realmente contraintuitivo [porque] a Worldcoin e o World ID não apenas preservam a privacidade, mas são, de fato, um dos sistemas que mais preservam a privacidade dos usuários”, disse Sada, reconhecendo a apreensão em relação à Orb e à criptomoeda. “Você pode se inscrever de forma completamente anônima, e seus dados são autocustodiados.”

Embora a Worldcoin esteja disponível apenas em certas regiões, Sada disse que a World Chain e o aplicativo e ID mundiais associados estão abertos a todos, não importa onde vivam.

“A World Chain é como qualquer outra rede de segunda camada”, disse Sada. “Você pode se conectar a ela usando uma carteira compatível e usá-la como qualquer outra rede do tipo — os benefícios para os humanos são extras se você usar um ID Mundial verificado.”

Enquanto a Worldcoin caiu 23,6% nos últimos sete dias, o token WLD está sendo negociado a US$ 5,00 por moeda, um aumento de 4,4% desde o anúncio da World Chain.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
hamster kombat de terno

Binance anuncia staking do Hamster Kombat (HMSTR) antes do lançamento do token

Os usuários terão sete dias para farmar HMSTR na Binance Launchpool, bloqueando BNB e FDUSD; veja datas
Imagem da matéria: Comparar demanda do ETF de Ethereum com a do Bitcoin não é justo, diz JP Morgan

Comparar demanda do ETF de Ethereum com a do Bitcoin não é justo, diz JP Morgan

Embora os ETFs de Ethereum à vista tenham registrado saídas significativas até o momento, analistas do JP Morgan afirmam que colocá-los lado a lado com o Bitcoin é comparar “coisas muito diferentes”
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin perdem US$ 211 milhões no 7º dia consecutivo de saídas

Nenhum ETF de Bitcoin negociado nos EUA registrou entradas líquidas ontem
Imagem da matéria: Jogo Magic Muffins é lançado no Telegram para enfrentar o Hamster Kombat

Jogo Magic Muffins é lançado no Telegram para enfrentar o Hamster Kombat

O jogo da Earn Alliance no Telegram, Magic Muffins, oferece uma experiência de combate baseada em toque que está vinculada ao lançamento do token ALLY da plataforma