Chuva de criptomoedas
Foto: Shutterstock

O ‘Inverno das criptomoedas’ é um período em que o mercado vive um sentimento de incerteza causado por quedas significativas nos preços dos ativos digitais.

No entanto, há players do setor que apostam neste tempo para lançarem seus projetos cripto. A teoria se confirma quando comparada a quantidade de tokens lançados dois meses atrás com a do dia de hoje. Neste intervalo de 60 dias, quase 800 novas criptomoedas começaram a circular no mercado.

Publicidade

Em 17 de junho deste ano, quando o Portal do Bitcoin mostrou a grande quantidade de criptomoedas existente no mercado, a plataforma de dados CoinMarketCap indicava 19,8 mil moedas em circulação. Agora, em 16 agosto, o site rastreia 20.593 ativos diferentes.

É claro, não é tão difícil lançar um projeto de criptomoeda, dada a quantidade acumulada nos últimos anos. A maioria desses novos tokens, contudo, são as famosas “shitcoins”.

Outro ponto é que nem todos os tokens que já foram criados estão nessas plataformas de rastreamento cripto. Para serem listadas, essas moedas passam por análise de especialistas — o que não significa que o projeto é confiável, mesmo que listado nesses sites. A fila é grande e pode demorar meses.

Por conta disso, é possível supor que já existiram muito mais criptomoedas do que as listadas atualmente em sites como o CoinMarketCap e CoinGecko.

Publicidade

Vale ressaltar ainda que muitos tokens são abandonados e viram pó e, por consequência, são deslistados dessas plataformas. Uma estimativa feita pelo portal CryptoBriefing, citando o agregador de preços CoinGoLive, diz que 95% das milhares de criptos já perderam 99,99% de seu valor desde o seu recorde de preço.

O que estimula a criação de novas criptomoedas

Um dos fatores que podem estimular o lançamento de um novo projeto cripto é o ensaio de alta do mercado, com ligeiras recuperações dos principais ativos, como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).

O ether, por exemplo, subiu cerca de 40% nos últimos 30 dias. Dessa forma, o sentimento de incerteza causado no inverno cripto também pode deflorar uma inspiração mais otimista.

Acerca dessas altas, elas podem ocorrer após o halving do bitcoin, que é uma atualização programada que ocorre a cada quatro anos, quando a quantidade de novos bitcoins distribuídos como recompensa por bloco minerado, cai pela metade. Esse fenômeno de alta pós-halving, no entanto, é uma incógnita.

Publicidade

Um ponto que facilita a criação e lançamento de um projeto criptográfico é “a baixa barreira tecnológica de se criar uma token ou qualquer outro tipo de criptoativo”, como comentou recentemente o executivo de Novos Negócios do Mercado Bitcoin,  Bruno Milanello:  “Não é preciso nenhum conhecimento muito aprofundado e inúmeros são os tutoriais online e as plataformas de self service (adaptando um termo conhecido de outra indústria para o segmento)”.

Em resumo, novos tokens no mercado também podem significar o desejo de se criar um “novo bitcoin”. “Creio que o que levou a criação de tantas moedas e tokens foi a união da esperança de criar um “novo bitcoin” com a facilidade de criar um novo token”, disse o especialista em smart contracts, Gustavo Toledo, em um artigo recente sobre a criação contínua de novos projetos.

Esse é o melhor momento da história para investir em cripto! E agora, você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Inscreva-se aqui

Talvez você queira ler
Fundador Terraform Labs Do Kwon

EUA e Coreia do Sul disputam prisão do criador da LUNA após extradição ser aprovada

Antes de ser extraditado, Do Kwon ainda cumprirá sua sentença de quatro meses em Montenegro por falsificação de documentos
Richard Teng, executivo da Binance, ao lado de Janet Yellen, secretária dos EUA

Quem é Richard Teng, o novo CEO da Binance que vai substituir CZ

Richard Teng afirmou que se concentrará em garantir que os usuários da Binance possam seguir confiantes na solidez financeira da empresa
Imagem da matéria: Tether congela US$ 225 milhões em USDT de carteiras ligadas ao tráfico humano

Tether congela US$ 225 milhões em USDT de carteiras ligadas ao tráfico humano

A decisão ocorre em parceria com a exchange OKX e em colaboração com uma investigação feita pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Senado aprova projeto de lei que cria imposto para criptomoedas mantidas em corretoras fora do Brasil

Alíquota de 15% faz parte de um plano mais amplo de tributar fundos exclusivos e offshores de brasileiros mantidos no exterior